Três importantes projetos foram inaugurados pela Agricultura no 34º aniversário de Tangará da Serra

Uma das secretarias que merece destaque pelas inúmeras inaugurações durante a programação do 34º aniversário de Tangará da Serra é a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além das obras inauguradas e entregues para a comunidade, a secretaria lançou oficialmente os programas Mais Leite, PAS e Mandala. Os três projetos são desenvolvidos na Escola Agrícola Ulisses Guimarães. “São projetos que os pequenos produtores podem adaptar para suas propriedades com certa facilidade, porque são de baixo custo, e assim têm a oportunidade de gerar mais renda e economia no campo”, explica o secretário de Agricultura, Weliton Duarte.

Segundo o secretário de Agricultura ainda, o objetivo a partir de agora é promover cursos de preparação dos pequenos produtores. Os treinamentos serão realizados no Campo Experimental, na Escola Agrícola, onde unidades demonstrativas de cada um dos três projetos já estão em funcionamento.

Duarte explica ainda, que os projetos também visam a produção agrícola através de sistemas que promovam equilíbrio, respeitando o meio ambiente e ao mesmo tempo sendo sustentáveis. “Esse é um sistema bastante interessante e importante para o produtor rural, já que o mesmo pode ajudá-los a ter uma renda melhor através da produção agroecológica sustentável”, afirmou o secretário.

Sobre os Projetos:

PAS - O Projeto Agroecológico Sustentável é o de menor custo. Em média pode ser implantado com R$ 2.500,00. Consiste na instalação de uma caixa de água, um galinheiro, hortaliças e frutíferas.

MANDALA – O Projeto Mandala conta com uma lagoa, cercada pela criação de animais e hortaliças. Seu custo é um pouco maior, em média pode ser implantado com R$ 5.000,00.

MAIS LEITE - O projeto consiste em uma unidade demonstrativa equipada para auxiliar instrutores na formação de pequenos produtores rurais para a produção de leite. O local conta com ordenhadeira mecânica, curral e coxo, além de outros equipamentos. Os produtores receberão orientações sobre questões sanitárias, manejo do gado leiteiro, ordenha e pasteurização. Além disso, outras informações serão fornecidas como forma de promover e estimular o melhoramento genético, como inseminação artificial, nutrição do gado leiteiro, e alternativas de alimentação nos períodos de seca.

Assessoria de Imprensa