Além de avançar em categorias importantes do ranking, instituição financeira cooperativa ficou em 2º lugar na classificação de Serviços Financeiros
Pelo nono ano consecutivo, o
Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados
pelo país, foi classificado no ranking das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. A lista, divulgada
na terça-feira, 19 de novembro, é resultado da pesquisa realizada pela revista
Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto Administração
(FIA), com mais de 250 mil trabalhadores de cerca de 500 empresas e instituições,
incluindo o Sicredi, nas cinco regiões do país.
As notas são utilizadas pelos
organizadores do ranking para calcular dois indicadores: o Índice de Qualidade
no Ambiente de Trabalho (IQAT), que é baseado na visão dos colaboradores, no
qual o Sicredi atingiu 92,3, e o Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas
(IQGP), que é a avaliação feita pela publicação, em que a instituição
financeira figura com 62,7. Os dois indicadores formam o Índice de Felicidade
no Trabalho (IFT), onde o Sicredi atingiu a marca de 81,9.
Na classificação setorial de
Serviços Financeiros, o Sicredi foi destaque, ocupando o 2º lugar e tendo como
pontos positivos enfatizados a criação de um grupo de diversidade, a adoção de
um assistente virtual, chamado Hugo, para interpretação de libras, além de
aulas da linguagem para os funcionários.
Entre os indicadores usados
para compor os índices, destacarem-se no IQAT “Employer Branding”, com nota
98,0; “Sustentabilidade e Diversidade”, (97,3); “Estratégia e Objetivos”
(95,4); “Processos e Organização”, (94,8); “Comunicação Interna” (94,6) e
“Participação e Autonomia” (92,9). Já nos índices relativos ao IQGP, os
destaques foram “Processos e Organização”, que recebeu nota 92,3; “Estratégia e
Objetivos”, (84,8); “Participação e Autonomia”, (76,5); “Relações
Interpessoais”, (74,5); “Comunicação Interna”, (70,1); além de “Employer
Branding”, que atingiu o índice 66,2.
Segundo Rodrigo Wegener, superintendente
da área de Gestão de Pessoas do Sicredi, o bom desempenho no ranking deste ano
e de anos anteriores reflete a essência da instituição. “As pessoas são o
centro da nossa atuação e com os nossos colaboradores, que também são
associados, não poderia ser diferente. Por isso, buscamos atrair pessoas que se
identifiquem com a causa do cooperativismo e nos preocupamos em oferecer as
melhores condições para que elas exerçam suas atividades”, afirma.
Atualmente o Sicredi tem com
mais de 28 mil colaboradores, que atuam em 112 cooperativas espalhadas por 22
estados e no Distrito Federal. Em 2017, a instituição deu início a um processo
de transformação no seu modelo de organização interna, adotando metodologias
ágeis e proporcionando ainda mais autonomia aos colaboradores.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira
cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento
das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação
dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do
negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito
Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços
financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São
Paulo, Sergipe e Tocantins.
Fonte: Keila Volkmer de Oliveira
Assessora de Comunicação e Marketing
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