Santa Casa sedia lançamento da campanha Outubro Rosa em MT

Evento ocorrerá nesta segunda-feira (30.09), às 19h30. Na oportunidade, serão anunciadas as ações da unidade hospitalar voltadas para a temática

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o MT Mama, sediará o lançamento da campanha “Outubro Rosa” no Hospital Estadual Santa Casa. O evento ocorrerá nesta segunda-feira (30.09), às 19h30, e reunirá autoridades do Estado.

Durante o evento, o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, anunciará as ações do Hospital Estadual Santa Casa em conformidade com a temática. Na oportunidade, a unidade hospitalar ganhará a iluminação rosa, que perdurará durante todo o mês de conscientização – já que a cor é símbolo mundial da campanha de prevenção ao câncer de mama. 

Outubro Rosa

O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama proporcionando, dessa forma, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da doença. 

Serviço

O que: Lançamento da campanha “Outubro Rosa”.

Quando: Segunda-feira (30.09), às 19h30.

Local: Hospital Estadual Santa Casa, localizado na Praça do Seminário, número 141, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Fonte: Assessoria | SES-MT

Produtores de algodão doam micro-ônibus para Consórcio Regional de Saúde

Veículo deverá atender 19 municípios da região Sul de Mato Grosso com atividades que promovam a saúde da população dessas regiões

Dezenove municípios da região Sul de Mato Grosso foram contemplados com a doação de um micro-ônibus feita por produtores de algodão do estado para o atendimento à saúde. A entrega foi realiza pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) na sexta-feira, 27 de setembro, durante a inauguração da nova sede do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS/MT), em Rondonópolis.

O veículo, conforme o presidente do CORESS/MT e prefeito de Poxoréu, Nelson Antônio Paim, proporcionará a realização de atividades que visam, de acordo com os princípios do SUS, fortalecer as ações de vigilância epidemiológica da hanseníase, tuberculose e leishmaniose, com vistas à promoção da saúde, visando detectar e promover assistência aos portadores de tais enfermidades.

O presidente da AMPA, Alexandre Pedro Schenkel, representando os produtores de algodão de Mato Grosso, destacou que a entrega do micro-ônibus “é uma ação que os produtores de algodão estão fazendo em prol da região, com o Consórcio Regional de Saúde Sul”.

Schenkel na oportunidade lembrou que a entidade realiza diversas ações sociais, como a doação de 100 jogos de lençóis e 1,5 mil metros de tecido para serem utilizados nos enxovais e uniformes hospitalares da Santa Casa de Rondonópolis, também realizada nesta sexta-feira, entre outras. “Isso é uma atitude de muita importância para nós. Poder ajudar a sociedade e apoiar ações que vão trazer o bem para nós mato-grossenses”.

Um dos municípios a serem contemplados com o atendimento oferecido pelo micro-ônibus é Campo Verde. Segundo o prefeito do município, Fábio Schroeter, o veículo é fundamental para o atendimento à saúde dos 19 municípios. “Agradecemos a sensibilidade da AMPA e seus associados em nos conceder esse micro-ônibus. Com ele vamos fazer um trabalho de atendimento local nos municípios de identificar problemas de saúde, como a hanseníase, tuberculose e leishmaniose”.

Participaram ainda da solenidade de entrega das doações o superintendente da AMPA, Décio Tocantins, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, o vice-governador, Otaviano Pivetta, o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o senador Wellington Fagundes, além dos deputados estaduais Nininho e Sebastião Rezende.

Fonte: Dialum Assessoria de Imprensa

Cuiabá registra segundo melhor resultado do ano

A liberação do dinheiro do FGTS e do PIS/Pasep, associada à expectativa de aceleração das vendas nos próximos meses, surtiu efeito positivo na pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá, atingindo no mês de setembro 86 pontos, aumento de 4,4% sobre o mês anterior e 19,4% na comparação com setembro do ano passado.

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio/MT, atingiu o segundo melhor resultado no ano, atrás somente da pesquisa elaborada no mês de fevereiro: 87,5 pontos.

A Federação acredita no aumento gradual do índice até o final do ano, principalmente no mês de dezembro, período em que se comemora o Natal, que segue como a principal data do comércio brasileiro. O potencial de aumento no consumo se confirma pelo componente “Perspectiva de Consumo”, que teve alta de 4,1% na variação mensal, atingindo 68,3 pontos. No mesmo período do ano passado, o mesmo componente registrou 51,5 pontos. Um aumento de 32,6%.

Com a expectativa de injetar mais de R$ 800 milhões na economia mato-grossense, por meio dos recursos do FGTS/PIS/Pasep, segundo dados da própria Caixa Econômica Federal, o componente da pesquisa “Nível de Consumo Atual” apresentou a maior alta no mês, de 10,4%, contabilizando 69 pontos. Para as famílias que recebem até 10 salários mínimos, o percentual foi maior (12%), alcançando 66,2 pontos.

O componente que avalia o acesso ao crédito do consumidor também teve alta expressiva em relação ao mês anterior, de 9,2% sobre agosto, somando 85,4 pontos. Em setembro de 2018, o indicador computava 70,1 pontos. O aumento observado foi de 21,8%.

SITUAÇÃO DO EMPREGO - A situação do emprego das famílias em Cuiabá apresentou alta mensal de 2,4% e de 5,4% sobre setembro do ano anterior, somando 123,3 pontos, único componente acima da zona de indiferença, de 100 pontos. A pesquisa tem variação de zero a 200 pontos, onde que acima de 100 indica o grau de satisfação.

Ainda assim, a pesquisa em Cuiabá completou 51 meses abaixo de 100 pontos, em zona considerada de insatisfação pelo consumidor. Em junho de 2015, foi a última vez que o ICF atingia patamares de satisfação, quando registrou 102,8 pontos.

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá

Piracema começa dia 01 de outubro e pesca fica proibida

A piracema, período de reprodução dos peixes, começa nesta terça-feira (01) e segue até 31 de janeiro de 2020. Prevista em resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), a proibição da pesca abrange os rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e do Araguaia-Tocantins. Também segue em tramitação na Assembleia Legislativa (AL) projeto de lei 669/2019, que proíbe o transporte e comercialização do pescado por um período de cinco anos.

Durante a piracema, é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Porém, é permitida apenas uma cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

O prazo máximo para declaração ao órgão ambiental estadual dos estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares é o segundo dia útil após o início do defeso da piracema, ou seja, no dia 2 de outubro. A declaração de estoque de pessoa física só será permitida ao pescador profissional mediante apresentação de Declaração de Pesca Individual (DPI), emitida em seu próprio nome. A declaração se estende aos peixes vivos nativos para fins ornamentais ou para uso como isca viva.

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a decisão dos membros do Cepesca foi baseada nos resultados oferecidos pelo monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no estado. Ficam excluídas das proibições previstas nesta resolução a pesca de caráter científica, previamente autorizada por órgão ambiental competente.

Também entra na norma de exceção a despesca, transporte, comercialização, beneficiamento, industrialização e armazenamento de peixes com a comprovação de origem, provenientes de aquicultura ou pesque-pague licenciados junto aos órgãos competentes e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como do pescado previamente declarado.

Veículos com gás natural poderão ser isentos de IPVA em MT

Deputado Wilson Santos cita contribuição ao meio ambiente

Os veículos de Mato Grosso abastecidos com gás natural poderão ser isentos da cobrança do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores). Esse é o teor do projeto de lei (PL 1040/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

O parlamentar cita, na defesa da matéria, a contribuição ao meio ambiente dos veículos com gás natural. “Propomos a isenção de IPVA para veículos movidos a GNV, que será compensada com o aumento de receita proveniente de maior utilização da fonte de energia”, disse.

Assim, a isenção seria uma forma de estimular a aquisição de veículos desta natureza, ao mesmo tempo em que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que se trata de combustível com baixa emissão de poluentes comparado ao tradicional álcool e gasolina comercializados em postos de combustíveis.

“Para o meio ambiente, o GNV reduz em 15% a emissão de dióxido de carbono, quando comparado ao etanol, e em 20%, quando comparado à gasolina. Sua distribuição se realiza por gasodutos, sem a utilização de caminhões de combustível. Por apresentar grande economia, é considerado um combustível popular, em especial a profissionais que utilizam veículo como ferramenta de trabalho”, diz um dos trechos.

No dia 25 deste mês, o governo do estado assinou contrato que assegura o fornecimento firme de gás natural da Bolívia para Mato Grosso. A formalização garante a entrega de 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) do combustível ao mês a partir de 1º de outubro.

O contrato foi pactuado entre a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Pelo planejamento, a ideia é que em curto prazo seja criada uma sociedade entre as estatais para expandir a cadeia do gás natural. O gás deve atender a indústria e veículos movidos ao combustível.

Fonte: RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos

Sicredi apresenta soluções financeiras aos empreendedores e se aproxima dos associados

Cooperativas que atuam na região Centro Norte participam do evento promovido pelo Sebrae MT com dois estandes, um para convivência e outro destinado aos negócios

Cooperativas do Sicredi na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, participam da 11ª edição da Feira do Empreendedor, em Cuiabá. Realizado de hoje (26.09) até sábado (28.09) no Centro de Eventos do Pantanal, o evento tem a expectativa de receber um público de 4,5 mil pessoas por dia, onde os empreendedores poderão se capacitar, conhecer tendências e fazer negócios. A programação começa às 15h e vai até 21h com entrada gratuita em oficinas e palestras.

Para estar próximo dos seus associados, bem como prospectar novos, o Sicredi estará presente na feira com dois estandes. Um deles é um espaço de convivência onde os empreendedores poderão tirar fotos, trocar cartões de visita e interagir com a marca. O outro é direcionado aos negócios, onde assessores e gerentes de Negócios Pessoa Jurídica das cooperativas estarão à disposição durante toda a feira para atender os visitantes, sejam eles associados ou não. Eles apresentam as soluções financeiras que o Sicredi oferece às empresas com destaque para máquina de cartões (POS e Compacta), linhas de crédito e cartões.

“Nossa missão é estar próximo dos nossos associados e ajudá-los no desenvolvimento e crescimento dos seus negócios, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes empresas. Para isso, oferecemos soluções financeiras conforme o seu perfil e suas necessidades. Nossos assessores e gerentes atuam como consultores financeiros e orientam sobre os produtos mais indicados, para que a contratação seja assertiva e dê o retorno esperado”, afirma o gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Central Sicredi Centro Norte, José Antônio Vilela.

Na região Centro Norte, o Sicredi tem aproximadamente 56,7 mil associados pessoa jurídica, sendo que 80% desta base é formada por microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários, totalizando cerca de 45 mil empresas. “Diante desse quadro é importante a participação do Sicredi na Feira do Empreendedor pois dessa forma podemos iniciar e fortalecer o relacionamento com as pequenas empresas”, complementa Vilela.

No 1º semestre deste ano, o segmento PJ foi responsável pela contratação de R$ 1,4 bilhão em crédito na região Centro Norte, sendo que as linhas mais acessadas foram capital de giro (33% do total emprestado), financiamentos + veículos (23%) e antecipação de recebíveis (13%). “Temos todas as soluções financeiras oferecidas pelas instituições tradicionais com a vantagem de termos taxas mais competitivas, atendimento ágil e relacionamento próximo. No caso das pessoas jurídicas, além do crédito para ajudar no giro mensal dos negócios e nos investimentos para melhoria das empresas, temos a máquina de cartões, com ou sem fio, e a novidade que é a máquina compacta. Tudo para facilitar o dia a dia dos nossos micro, pequenos e médios empreendedores associados”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, ao acrescentar que as cooperativas atuam para ajudar seus associados a crescer e promover o desenvolvimento local.

Vale lembrar que o Sicredi entrou no mercado de adquirência em novembro de 2017, com o lançamento de uma máquina de cartões própria. Em agosto deste ano, a instituição financeira cooperativa lançou a máquina Compacta de cartões. Atualmente, na região Centro Norte, mais de 12,3 mil estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços usam a máquina do Sicredi, o que facilita o recebimento de suas vendas. “Temos as soluções completas para os empresários fazerem a gestão financeira do negócio. Linhas de crédito, meios de pagamento, antecipação de recebíveis, produtos de cobrança, entre outros. Com a vantagem de que parte de toda a movimentação feita na cooperativa volta para o associado ao fim do exercício, com a distribuição dos resultados”, ressalta Vilela.

Sobre a feira

A Feira do Empreendedor terá 33 palestras, sendo três magnas com Rick Chester, Geraldo Rufino e Felipe Tito; 25 oficinas, 27 palestras/TED (modelo de curta, com no máximo 20 minutos), sete painéis, cinco sessões de cine empreendedor. Ao todo são 90 modalidades de capacitação como palestras, oficinas, pitchs nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, recursos humanos, entre outros. São mais de 100 oportunidades de negócios nos setores de franquia, comércio, serviços, máquinas e equipamentos, negócios digitais, negócios do campo e sustentáveis. Além do espaço dos expositores, a ser instalado no Pavilhão das Nações, num formato aberto possibilitando que os empresários se conectem entre si, haverá a Arena Lab com 70 lugares para as palestras/TED e outras manifestações.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

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