Estudantes de MT concorrem à premiação na área de Agrárias durante feira nacional

Com o projeto ‘Capim Citronela como Repelente Natural de Moscas causadoras da Miísea’ eles ganharam em 1º lugar a MECTI do ano passado; o resultado da participação nacional sai na sexta-feira (22).

Os vencedores da 10ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), Marcelo Ribeiro Vilela e Thallisson Alves de Santana dos Santos, da Escola Técnica Estadual de Poxoréu, estão participando da 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que está ocorrendo esta semana na Universidade de São Paulo (USP).

Eles desenvolveram o projeto ‘Capim Citronela como Repelente Natural de Moscas causadoras da Miísea’, que fez com que ganhassem em primeiro lugar a MECTI do ano passado.

Para Marcelo, o reconhecimento faz querer fazer mais pesquisa. "Nosso projeto ganhou em todos os requisitos da MECTI, então avançamos ainda mais a nossa pesquisa para ajudar todos àqueles que não conheciam sobre o composto da citronela e com isso, todos nós ganhamos”.

Segundo ele, o simples fato de participar de uma feira de ciências como a Febrace é suficiente para expandir os horizontes do aluno e do professor orientador. "Como orientador, eu fico emocionado de ver que o pouco que eu consegui transferir de conhecimento, eles fizeram crescer de uma maneira incrível. Todo professor tem dentro de si um orientador de trabalho de pesquisa. Às vezes ele ainda não está desperto, mas quando ele desperta, não dorme mais".

A superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, afirma que os projetos apresentados na Febrace são a melhor prova do potencial que os brasileiros têm de inovar e de buscar novas soluções. "As feiras de ciências são um dos melhores mecanismos para descobrir os talentos e incentivar os jovens a buscarem a ciência, a serem cidadãos conscientes do mundo, sempre buscando uma vida melhor".

O professor destaca que a metodologia científica possibilita que os estudantes despertem competências e habilidades necessárias para cidadãos atentos às transformações do mundo. “Quando se envolve jovens em projetos, estimulamos a leitura, a pesquisa, a comunicação e argumentação. Eles passam a ver sentido no estudo e no que estão fazendo”.

O estudante Thallisson Alves de Santana dos Santos não esconde a realização de poder participar da Febrace, evento em que todos os estudantes só se credenciam se forem premiados em uma das feiras de ciências habilitadas. “Para nós, ter sido selecionado para expor nosso projeto é uma grande conquista. É como se eu estivesse participando de uma Copa do Mundo, representando o nosso país”, compara o estudante.

A participação em eventos científicos tem sido uma oportunidade que Thallisson considera fundamental para seu desenvolvimento educacional. “A gente sabe que para que um trabalho de pesquisa avance, além dos resultados obtidos, é importante divulgá-lo e ter a avaliação de outras pessoas e é esta oportunidade que estamos tendo ao participar de eventos como este, quando ocorre também muita troca de informação”.

Lecticia conta que eles ainda estão concorrendo à premiação da Febrace na área de Agrárias. “Estamos torcendo para que a próxima sexta-feira (22) eles voltem vitoriosos para Mato Grosso”.

Febrace

Participam da Febrace estudantes do ensino fundamental, no ensino médio e técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. São inscritos projetos individuais ou em grupos de até três pessoas, com a participação de um professor orientador. Os projetos enquadram-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia.

Os critérios utilizados para a seleção são criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Os ganhadores serão contemplados com troféus, medalhas e certificados.

Fonte: Soraya Medeiros | Secitec

Portarias trazem disponibilização de mais recursos para educação infantil

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que a educação infantil terá acesso a mais recursos financeiros disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta quarta-feira, 20 de março, duas portarias da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC), com essa determinação, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A CNM explica que a primeira, a Portaria 6/2019 autoriza repasses de recursos já previstos na Resolução 15/2013, que trata da transferência para manutenção de novas matrículas em novos estabelecimentos públicos, construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

A Confederação ressalta que, para que os recursos sejam disponibilizados, os estabelecimentos devem estar em plena atividade e não podem ter sido contemplados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Já a segunda, a Portaria 7/2019, autoriza repasses de recursos para manutenção de novas matrículas em novas turmas de educação infantil, aos Municípios que pleitearam o recurso conforme dados inseridos no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) - Módulo E.I. Manutenção - Novas Turmas de Educação Infantil e aprovada conforme determinação da SEB/MEC.

A entidade orienta que os recursos serão repassados a estabelecimentos educacionais públicos, instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas, que tenham cadastradas novas matrículas em novas turmas e que também não foram contempladas com recursos do Fundeb conforme a Resolução CD/FNDE 16/2013.

A CNM destaca ainda a importância desses repasses, uma vez que os valores disponibilizados apenas amenizam o problema do financiamento. Portanto, vale destacar que a reivindicação por mais recursos federais para educação infantil é recorrente, principalmente em relação às creches, etapa mais cara da educação básica.

Fonte:Agência CNM

APAE promove 1º Fahion Down nesta quinta-feira

Cerca de 25 alunos, todos da Associação, participarão do desfile

Hoje, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

Em Tangará da Serra a data será comemorada em grande estilo, com o 1º Fashion Down, um desfile de moda promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra.

De acordo com a coordenadora de artes da Ape, professora Célia Pereira de Oliveira, cerca de 25 alunos, todos da unidade educacional, participarão do desfile. “Pedimos que cada Down viesse caracterizado em traje esportivo ou social para o desfile e assim, nesta quinta-feira, 21, faremos o 1º Fashion Down”. 

O desfile inicia às 15h, no auditório da Apae. “Convidamos todas as pessoas que queiram prestigiar e assistir esse desfile. Estão todos convidados”, convida, ao ressaltar que o evento é aberto a toda a população.

SAIBA MAIS - A Síndrome de Down não é uma doença. De acordo com o Ministério da Saúde, ela acontece quando uma pessoa nasce com um cromossomo a mais em cada célula do corpo e as pessoas com síndrome de Down, ao invés de duas cópias do cromossomo 21, têm 3, chamada trissomia. 

Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de viver vidas plenas, incluídas em condições igualitárias com os outros, em todos os aspectos da sociedade.

Sendo assim, neste Dia Internacional da Síndrome de Down, que está sendo comemorado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), todas as pessoas estão sendo convocadas a dizer ao mundo que “Não deixe ninguém para trás”.

“A Síndrome de Down tem um cromossomo a mais, o cromossomo do amor”.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Dia Mundial da Água será comemorado com "Abraço no Queima Pé"

A programação inicia às 8h, com um grande abraço na nova represa

A Prefeitura de Tangará da Serra, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoverá nesta sexta-feira, dia 22, diferentes ações para comemorar o Dia Mundial da Água.

A programação inicia às 8h, com um grande abraço na nova represa do Rio Queima Pé, localizado junto a Estação de Tratamento de Água (ETA), na Avenida Lions Internacional. 

Na oportunidade, além de autoridades locais, participarão alunos de escolas municipais, ocasião em que informações referentes a importância da conservação dos rios serão repassadas a elas.

Neste mesmo dia, porém às 15h, a programação ao Dia Mundial da Água segue com a entrega de cheque simbólico para os produtores rurais que fazem parte do Projeto PSA Queima Pé - Pagamento por serviços ambientais em torno da bacia hidrográfica do Rio Queima Pé. O pagamento, segundo convite do diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, é feito de forma anual e entregue sempre nesta data comemorativa. A cerimônia acontecerá na Sala da Mulher.

Além destas duas ações, uma equipe do Samae estará durante todo o dia na Praça Antônio Alves Duarte (antiga Prefeitura) entregando panfletos orientativos de economia de água e ainda copinhos de água do Samae.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Botelho apresenta 55 proposições e lidera número de projetos

Um deles determina melhorias de segurança nas vias públicas. Área da Saúde também é prioridade

Prestes a completar dois meses do início do segundo mandato, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), já apresentou 55 propostas para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. Desses, 28 são projetos de leis; 25 indicações de investimentos para os municípios e mais dois requerimentos. Botelho lidera o ranking de proposições na 19ª Legislatura.

Dentre os projetos, está o de número 60/2019, que obriga a utilização de dispositivo refletivo de segurança em caçambas de entulhos colocadas nas vias públicas, promovendo maior visibilidade a motoristas e pedestres. Esse projeto passará pelo crivo da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da ALMT.

Também propôs PL 31/2019 que dispõe sobre fila única para a cirurgia bariátrica, pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Objetivo é garantir o acesso igualitário aos pacientes necessitam do tratamento. Outro grande benefício, de iniciativa dele, se aprovado, é a gratuidade no exame de mormo e anemia infecciosa equina. Esses exames deverão ser realizados em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E o 13/2019 que dispõe sobre a realização de processo seletivo para a contratação de estagiários na administração pública direta e indireta.

No primeiro requerimento, o presidente solicitou a realização de seminário em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, no dia 12 de abril de 2019, às 9 horas, no Auditório Deputado Milton Figueiredo, numa parceria com o Senado Federal e a Câmara Municipal de Cuiabá. No segundo, pediu informação sobre a reforma da Escola Estadual Júlio Muller, de Barra do Bugres.

Além da intensa atuação em Plenário, Botelho também concentra esforços para intermediar as demandas municipais junto ao Governo do Estado. Uma delas se refere à luta para sanar a crise instalada na Saúde, especialmente, impedir o fechamento da Santa Cassa de Misericórdia de Cuiabá e hospitais regionais.

Fonte: ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Profissionais da educação participam do curso de Mediação de Conflitos Escolar

O foco principal do curso é oferecer aos profissionais da educação formação em práticas de resolução pacífica de conflitos, a fim de fomentar a adoção dessas habilidades pela comunidade escolar

O curso de Mediação de Conflitos Escolar 2019 será lançando nesta quinta-feira, às 14h, no auditório das sedes das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Diretores das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande irão participar do curso, que é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O objetivo é prevenir e diminuir os registros de violência e indisciplina nas escolas da rede estadual.

O foco principal do curso é oferecer aos profissionais da educação formação em práticas de resolução pacífica de conflitos, a fim de fomentar a adoção dessas habilidades pela comunidade escolar. Com isso, espera-se formar uma importante estratégia para mitigar os casos de violência nas escolas e possibilitar a construção de uma cultura de paz nesses ambientes.

No evento de abertura do curso serão ministradas as palestras “Mediação de Conflitos Escolar: Um caminho para prevenção da violência no ambiente escolar”, proferida pelo juiz Hildebrando da Costa Marques e pela desembargadora Clarice Claudino da Silva; “Violência Escolar na Escola, da Escola e Contra a Escola, e os Influxos do Ambiente Externo: Contribuições para Estratégias de Gestão, proferida pela professora Alianna Caroline Sousa Cardoso.

A apresentação do projeto será feita pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior.

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT