Pagamento do IPVA 2019 começa dia 10 de Janeiro

É importante que os condutores fiquem atentos as datas

A frota total de veículos em Mato Grosso é de aproximadamente 2 milhões. Destes, 1,5 milhão estão sujeitos ao recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), iniciando o pagamento em janeiro.

Condutores de veículos com a placa final 1 tem até quinta-feira, dia 10 de janeiro, para recolher o imposto com desconto de 5%, com pagamento em cota única. Entre os dias 11 e 20 de janeiro o tributo poderá ser recolhido com 3% de desconto, também em cota única.

De acordo com o chefe da 22º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Tangará da Serra, Juarez Laurentino, é importante que os proprietários dos veículos fiquem atentos as datas, para não perderem os descontos ou pagarem multa e juros. “Virou o ano e os veículos com placa final 1 devem ficar atentos. Se quiserem pagar o imposto com 5% de desconto, devem pagar até o dia 10. Se for dia 20 terá 3% de desconto”, reforça, ao destacar que no período de 21 a 31, o IPVA deverá ser quitado sem desconto e após essa data haverá acréscimo de juros e multas.

Mas para quem não conseguir pagar o valor de forma integral, pode parcelar o débito, em até três vezes mensais, iguais e sucessivas. Nesse caso, o parcelamento só será permitido se o valor da parcela for superior a uma UPF/MT e o pagamento da primeira parcela deve ser efetuado até o dia 31 deste mês.

Já aos veículos com finais 2 e 3, os pagamentos devem ser realizados em fevereiro; finais 4 e 5 em março; finais 6 e 7 em abril; finais 8 e 9 em maio; e final 0 em junho.

A tabela do IPVA com o cronograma completo de pagamento para cada número final de placa pode ser consultada no site Secretaria de Fazenda (Sefaz). Lá também é possível gerar a guia de recolhimento. Ao acessar o serviço, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e opções de parcelamento.

Fonte: Redação DS

Campanhas de Natal do CDL e ACITS encerram neste final de semana

Entidades realizarão seus sorteios neste sábado e domingo

Criadas para atrair mais clientes e assim movimentar o comércio de Tangará da Serra, especialmente no final de ano, além de premiar seus consumidores, as campanhas de Natal promovidas por entidades locais estão na reta final.

Neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de janeiro, acontecerão os sorteios das campanhas Natal Premiado CDL 2018, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tangará da Serra e Natal Acits 2018, da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, respectivamente.

O primeiro sorteio – Natal Premiado CDL 2018 – será neste sábado, 5, às 13h, na sede da entidade, ocasião em que R$ 61.350,00 em prêmios serão sorteados àqueles que fizeram suas compras no comércio local, preencheram corretamente o cupom e depositarem nas urnas. “É a oportunidade de começar 2019 com pé direito, ganhando ótimos prêmios”, afirma o presidente da CDL, Alessandro Rodrigues, ao lembrar que os cupons devem ser entregues até sexta-feira, 4, nas lojas participantes, ou no sábado, 5, diretamente na sede da CDL, antes do sorteio. “E quem quiser acompanhar o sorteio está convidado”.

Serão sorteados um automóvel zero quilômetro, um caminhão de prêmios (móveis para casa), 30 vales compras no valor de R$ 500 cada e uma bicicleta, além de dois vales compras de R$ 500 aos vendedores Mão Santa.

Já o sorteio da campanha Natal Acits 2018 será no domingo, dia 6, a partir das 20h30, no auditório da Associação Comercial (anteriormente seria na Praça dos Pioneiros). O primeiro prêmio será um veículo Onix Joy; o segundo, uma motocicleta Honda CG 160 start e o terceiro, um vale compras de R$ 5.000,00.

Além desses prêmios, serão sorteados três vales compras no valor de R$ 1 mil, 24 de R$ 500, cada, 100 vales compras de R$ 200 cada e três vales compras de R$ 1 mil para os vendedores Mão Santa.

De acordo com o regulamento, os cupons aos participantes podem ser distribuídos até às 18h desta quinta-feira, 3, totalizando 93 dias de campanha. “Na sexta-feira iniciamos o recebimento dos cupons de todas as empresas participantes, para, no domingo, fazermos o sorteio”, afirma o administrador da Acits, Jorge Nazzari, ao pedir a todos os consumidores que ainda não depositaram seus cupons em uma das urnas espalhadas pelo comércio local, que assim o façam o mais rápido possível. “E boa sorte a todos”.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Governo Federal deposita recursos para iluminação de avenidas

Primeira parcela – de R$ 600 mil – está disponível em conta

O município de Tangará da Serra já recebeu recursos para as obras de iluminação das avenidas Lions Internacional e Inácio Bittencourt. O depósito dos valores foi realizado pelo Governo Federal, através da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), no finalzinho de 2018, no dia 24 de dezembro.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 2 de janeiro, pelo Executivo Municipal. A primeira parcela do recurso – de R$ 600 mil – está disponível em conta vinculada da prefeitura de Tangará da Serra. O valor global da emenda, de R$ 3 milhões, tem origem em emenda parlamentar do ex-deputado federal e vereador por Tangará da Serra Rogério Silva (MDB), que atuou na Câmara dos Deputados em 2017.

Com a liberação do recurso, o município poderá, finalmente, dar o start para a execução das obras, que já estão licitadas.

A iluminação pública na Lions Internacional cobrirá o trecho a partir do entroncamento com Avenida Brasil até a rotatória com anel viário, enquanto na Inácio Bittencourt a iluminação será instalada entre a Vila Goiás e a Unemat, sentido Serra Tapirapuã.

Autor da emenda, Rogério Silva comemorou a liberação, agilizada depois de reunião em Brasília, em dezembro passado, com o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun. O vereador destacou que a iluminação nas duas avenidas são demandas antigas. “As duas avenidas serão valorizadas no aspecto imobiliário e haverá mais segurança tanto para os estabelecimentos como para quem transita por aquelas vias”.

Fonte: Assessoria Especial

Câmara de Nova Olímpia empossa novo Presidente e Mesa Diretora

O Vereador Edinho Gregório assume a Presidência da mesa diretora

No primeiro dia do ano, a Câmara Municipal de Nova Olímpia deu posse a nova Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. O Vereador Edinho Gregório assume a Presidência da mesa diretora, tendo como vice a Vereadora Maria Aparecida Cassatte de Carvalho, Marcio da Matta (primeiro secretário), Severino José de Lima (segundo secretário) e Eduardo Almeida-Duda (suplente). 

A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, na Sala de Sessões Lamaratin José da Silva da Câmara Municipal de Nova Olímpia-MT. A chapa fiscalizar e nossa bandeira assume após o término do mandato dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal da primeira parte da legislatura que se encerrou no dia 31 de dezembro de 2018 e que tinha como Presidente o vereador Eduardo Oliveira de Almeida. 

Na Posse o novo presidente Edinho Gregório destacou sua vontade de trabalhar em prol do município. “Quero agradecer a Deus por este momento tão importante na minha vida, e me comprometer com a população de Nova Olímpia que junto com os meus companheiros trabalharemos duro para trazer qualidade de vida a todos, a Câmara estará muito atenta na sua missão de legislar e fiscalizar. Seremos parceiros em tudo que for em prol da nossa cidade”, finalizou Edinho Gregório. 

O evento também marcou o momento de transmissão de cargo de Prefeito, o vice-prefeito Rímer de Oliveira assumiu interinamente a Prefeitura, no lugar de José Elpídio, prefeito que se licencia por 30 dias. Presentes na solenidade estiveram autoridades municipais, secretários de governo, familiares, amigos e sociedade civil.

Fonte: Thiago Smaykel / Assessoria

Confira a lista e o histórico de cada secretário da gestão Mauro Mendes

1 - Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro (Secretaria de Infraestrutura) é engenheiro. Atuou como secretário de Obras de Cuiabá na gestão de Mauro Mendes, foi secretário adjunto de Infraestrutura na extinta Secopa e foi secretário de obras no governo Dante de Oliveira e na gestão de Roberto França em Cuiabá.
2 - Mauren Lazaretti (Secretaria de Meio Ambiente) é advogada. Presidiu a Comissão de Direito Ambiental da OAB-MT e foi secretária adjunta de Meio Ambiente do Estado. 
3 - Cesar Miranda Lima (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) é servidor da Assembleia Legislativa. Atuou como secretário de Governo de Várzea Grande e também foi secretário de Receita Fazendária e Saúde no mesmo município. Já exerceu o cargo de Secretário de Estado de Meio Ambiente.
4 - Basílio Bezerra Guimarães dos Santos (Secretaria de Gestão e Planejamento) é graduado em Ciências Contábeis. Já atuou como gerente financeiro na Polícia Judiciária Civil do Estado Mato Grosso, coordenador contábil e superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso e secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e contador geral do Município de Cuiabá. Foi professor titular da disciplina de Finanças Públicas do curso de ciências contábeis das Faculdades Integradas Cândido Rondon. Desde 2017 exerce a função de Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação, bem como a atividade de Perito em Cálculos Extrajudiciais . É secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Fazenda.
5 - Allan Kardec (Cultura, Esportes e Lazer) é deputado estadual reeleito e já atuou como vereador por Cuiabá. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possui especialização em Gestão Educacional e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).
6 - Rogério Gallo (Secretaria de Fazenda) é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFMT e em Direito Público pela Unirondon. É também mestre em Direito Ambiental pela UFMT. Desde 2002 é procurador do Estado de Mato Grosso. De 2013 a 2016 atuou como Procurador Geral do Município de Cuiabá. Entre 2015 e 2016 exerceu interinamente, em diversas ocasiões, o cargo de prefeito de Cuiabá. De 15 de janeiro de 2017 a 15 janeiro de 2018 atuou como procurador geral do Estado. Foi conselheiro da secção de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-MT. É o atual secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso.
7 - Alexandre Bustamante (Secretaria de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos) é agente da Polícia Federal, advogado, formado em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Possui especialização em Inteligência em Segurança Pública pela faculdade de Administração da UFMT. Trabalhou 30 anos no Departamento de Polícia Federal. Prestou serviços por sete anos na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, exercendo as funções de Secretário Adjunto de Inteligência e Secretário de Estado de Segurança Pública, inclusive durante a Copa do Mundo de 2014. Atualmente é diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá.
8 - Rosamaria Ferreira de Carvalho (Secretaria de Trabalho e Assistência Social) é graduada em Pedagogia e habilitada para o magistério de Filosofia e Sociologia pela UFMT, com duas Pós-graduações: Educação em Saúde Pública e Supervisão Escolar. Atuou como professora nos colégios CIE de Rondonópolis (MT) e Rui Barbosa de Campestre (MG); assessora pedagógica na APAE do município de Campestre (MG) e por dez anos foi Superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), entre os anos de 2003 até 2013. Em 2013, foi convidada pela ex-primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, para assumir a coordenação do Programa Siminina, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, ficando à frente das ações até o final do ano de 2016.
9 - Marioneide Angelica Kliemaschewsk (Secretaria de Educação) é graduada em pedagogia, administração de empresas e economia, pós-graduada em recursos humanos e gestão escolar, é servidora efetiva da rede municipal de educação há 29 anos, onde atuou como professora do ensino fundamental. Marioneide Kliemaschewsk atuou também como diretora da Escola Municipal de Educação Básica José Torquato da Silva, localizada no bairro Parque Residencial Coxipó, por 13 anos, e foi secretária municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá.
10 - Gilberto Figueiredo (Saúde) é professor, vereador na Capital e foi secretário municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá, antes atuoul como diretor do Sesi/Senai-MT.
11 - Mauro Carvalho (Casa Civil) é empresário, natural de Bauru (SP), se mudou para Mato Grosso há quase 40 anos para trabalhar como trainee na fábrica da Coca-Cola. Em 1989, criou sua própria revendedora de bebidas, que hoje opera em várias cidades de Mato Grosso e do Brasil. Também atua no ramo de energia.
12 - Emerson Hayashida (Controladoria Geral do Estado) é formado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso e possui pós-graduação em Direito Público e Gestão Pública. Na CGE, já atuou como coordenador de Auditoria; superintendente de Auditoria e Controle Interno; secretário adjunto de Auditoria; secretário adjunto de Corregedoria Geral; superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle Interno; superintendente de Auditoria e Controle em Aquisições e Apoio Logístico; superintendente de Auditoria Especial e atualmente exerce o cargo de superintendente de Controle em Aquisições e Transferências.
13 - Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia e Inovação) foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008 e atuou como de prefeito de Glória D’Oeste de 2009 a 2016. Foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de 2009 a 2012 e assessor especial da vice-governadoria.
14 - Silvano Amaral (Agricultura Familiar) é deputado estadual. Na Assembleia, é membro titular da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CEFAEO), membro também das comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; Saúde Previdência e Assistência Social; Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e Indústria, Comércio e Turismo. Também foi secretário de Finanças e de Governo em Sinop.
15 - Francisco de Assis da Silva Lopes (Procuradoria Geral do Estado) é formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP). Vive em Cuiabá há 30 anos e atua desde 2002 na Procuradoria Geral do Estado.
a Redação Gcom-MT