COOPERTAN recebe novos caminhões para auxílio na coleta

A Cooperativa de Material Reciclado de Tangará da Serra (COOPERTAN) recebeu na manhã desta quarta-feira (29) dois caminhões para ajudar na coleta de lixo reciclado. Segundo o professor da Unemat, Sandro Squarezi, a ação é parte de um projeto apresentado à Fundação Banco do Brasil chamado Cataforte II – Logística Solidária.

“A Unemat através da incubadora vem apoiando os catadores desde 2005. Foram vários projetos aprovados, ajudamos a implantar a coleta seletiva em Tangará, entre outros. E as cooperativas estão recebendo agora, depois de dois anos de projeto, os caminhões”, disse.

De acordo com o professor, nesse tempo houve o trabalho de qualificação dos catadores, motoristas e demais trabalhadores das cooperativas.

“Hoje são mais de cem famílias atendidas pelas três cooperativas. Uma produção de mais ou menos 250 toneladas de materiais recicláveis que são comercializados, garantindo a renda desses catadores e o que é mais importante, tirando esse material do meio ambiente”.

Obras na MT-246 serão finalizadas na próxima semana

No terceiro ponto ainda está em fase de fundação

Após dois meses de trabalho, as obras na rodovia que liga Jangada a Barra do Bugres (aproximadamente 14 quilômetros do município barra-bugrense) serão finalizadas. A informação foi repassada pelo encarregado dos trabalhos, José Lopes Cristino, ao afirmar que a previsão é de que as obras de terraplanagem sejam finalizadas até a próxima semana, no máximo, ficando apenas a pavimentação. 

“A parte de aterro já esta pronta e da terraplanagem está faltando apenas algumas camadas”, explicou o responsável, ao falar sobre o andamento das obras do primeiro rompimento ocorrido em 20 de fevereiro passado, quando o asfalto da rodovia MT-246 que dá acesso a Barra do Bugres cedeu completamente após um bueiro não suportar a força da chuva. Desde então, a Guaxe – empreiteira responsável pelas obras de manutenção no trecho – assim como a Prefeitura de Barra do Bugres e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra), estão trabalhando para consertar e minimizar o problema. Ainda segundo Cristino, logo que o trabalho de terraplanagem for encerrado, outra equipe iniciará a pavimentação no local. 

OUTROS LOCAIS – Porém, além deste trecho, a empreiteira está também trabalhando em outros dois pontos. Um desses trechos apresentou problema uma semana depois do rompimento do primeiro ponto – próximo da ponte do Rio Jauquara. Neste os trabalhos estão também em fase de acabamento e serão finalizados na próxima semana. Já no terceiro ponto, próximo ao Chapéu de Palha, ainda está em fase de fundação e a previsão é que as obras perdurem por mais 30 dias. Em ambos locais os veículos ainda estão passando por meio de um desvio.

Fabíola Tormes - Redação DS

Luiz Henrique volta a propor inclusão social de andarilhos

Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) voltou a apresentar ao Poder Executivo, esta semana, sugestão de criação de um programa de ações conjuntas para a inclusão social dos moradores de rua. A indicação já havia sido apresentada na Câmara em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e três vezes em 2014.

Na opinião do vereador, o problema pode ser enfrentado pelo poder público através de uma ação conjunta envolvendo secretarias municipais, Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria, polícias Militar e Civil, clubes de serviço, igrejas, associações e voluntários. Juntas, as organizações e o poder público fariam a triagem e posterior encaminhamento dos andarilhos, visando a inclusão social bem como definiriam medidas para retirá-los das ruas e praças da cidade.

“O problema da mendicância de andarilhos e desocupados é mundial e, em alguns países, é tratado de forma dinâmica e humana. As pessoas que são recolhidas recebem um tratamento assistencial, são avaliados e recebem os encaminhamentos médicos se necessários e depois são recolocadas no mercado de trabalho ou ganham oportunidade de estudos e até mesmo voltam á convivência de suas famílias”, conta Luiz Henrique ao afirmar que o exemplo pode ser seguido pelas autoridades locais.

Sommavilla cobra de deputados estaduais articulação pela construção do Hospital Regional em Tangará

Sílvio Sommavilla (PV) cobrou dos deputados estaduais Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PR) a articulação junto ao governador do Estado de Mato Grosso para que Tangará da Serra receba a construção do Hospital Regional. O vereador também solicitou que os deputados estaduais se empenhem junto à Bancada Federal Mato-grossense.

“Apesar de cidade polo, uma das nossas deficiências na saúde publica é a mesma da região: uma unidade hospitalar regional. A implantação é possível, mas vai depender do interesse do estado que, através da sua excelência o governador José Pedro Taques, tem respondido quando perguntado e ratificado que o Hospital Regional será construído em Tangará da Serra”, explica Sommavilla.

O vereador lembra que além da construção ser necessária, é preciso que se lembre o potencial de Tangará da Serra, que atualmente conta com dezenas de especialidades médicas, mais de 100 médicos, hospitais privados com UTI adulto e UTI neonatal, apoio diagnóstico, laboratórios, dezenas de clinicas médicas, banco de sangue, sede do SAMU, sede do ERSTS consórcio intermunicipal, clinica de hemodiálise, IML, além de instituições de ensino nos cursos de técnico em enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia e enfermagem.