COOPERTAN recebe novos caminhões para auxílio na coleta

A Cooperativa de Material Reciclado de Tangará da Serra (COOPERTAN) recebeu na manhã desta quarta-feira (29) dois caminhões para ajudar na coleta de lixo reciclado. Segundo o professor da Unemat, Sandro Squarezi, a ação é parte de um projeto apresentado à Fundação Banco do Brasil chamado Cataforte II – Logística Solidária.

“A Unemat através da incubadora vem apoiando os catadores desde 2005. Foram vários projetos aprovados, ajudamos a implantar a coleta seletiva em Tangará, entre outros. E as cooperativas estão recebendo agora, depois de dois anos de projeto, os caminhões”, disse.

De acordo com o professor, nesse tempo houve o trabalho de qualificação dos catadores, motoristas e demais trabalhadores das cooperativas.

“Hoje são mais de cem famílias atendidas pelas três cooperativas. Uma produção de mais ou menos 250 toneladas de materiais recicláveis que são comercializados, garantindo a renda desses catadores e o que é mais importante, tirando esse material do meio ambiente”.

Segundo informações, os valores de R$ 350.000,00 foram investidos para a aquisição dos caminhões. “Mais a qualificação na faixa de uns 80 mil reais que a fundação liberou para a formação, organização das redes, reuniões, etc”, afirmou Squarezi.

O evento da entrega dos caminhões também contou com a presença do prefeito Fábio Martins Junqueira que ressaltou a importância da cooperativa para o município.

“São dois caminhões que vão prestar serviço para a Coopertan e para mais duas cooperativas, mas é um grande avanço. O município tem sido parceiro e fica feliz com a entrega desses equipamentos”.

Segundo informações, foram entregues dois caminhões, sendo um truck e um ¾ que deverão atender as três cooperativas da Rede CATAMATO. A presidente da Coopertan e da Rede Catamato, Silvana Regina dos Santos, destacou que é de suma importância essa entrega para o trabalho das cooperativas.

“Uma conquista não só para Tangará, mas também para as outras duas cooperativas que fazem parte da rede de Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Com certeza é um sonho e uma realização para os catadores do Mato Grosso. Nossa luta não é de hoje e é uma luta sofrida. Todo mundo sabe a história do catador, de quem vive do material reciclado. Não é uma situação fácil.

É de suma importância na questão do fortalecimento das cooperativas, da união dos catadores e principalmente do agregar de valores, do preço justo do material para viabilizar a renda dos trabalhadores”, disse satisfeita pelo recebimento dos caminhões.

Segundo a presidente hoje a cooperativa conta com 36 pessoas ativas.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação RP