Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Tangará da Serra vencem Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia com tubete biodegradável

Projeto desenvolvido no ensino médio técnico conquistou o 1º lugar em Ciências, o Prêmio FARMUN e garantiu uma impressora 3D para a instituição de ensino.

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Tangará da Serra destacou-se na XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada em Cuiabá, ao conquistar o primeiro lugar na categoria Ciências. O prêmio foi garantido pelo projeto “Tubete Biodegradável para Agricultura Sustentável”, desenvolvido pelas alunas Beatriz Pereira e Shayanne Pereira, do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Agronegócio, sob a orientação do professor Fernando Xavier de Assis.

Além do topo do pódio na categoria, a instituição recebeu o Prêmio FARMUN e foi contemplada com uma impressora 3D, equipamento que será incorporado ao laboratório da escola para ampliar atividades de prototipagem e desenvolvimento de novos projetos educacionais.

Inovação sustentável no campo

A pesquisa propõe uma alternativa ecológica aos tradicionais recipientes plásticos utilizados no cultivo de mudas frutíferas e florestais. A fórmula do tubete biodegradável utiliza resíduos orgânicos como fibra de coco, serragem, amido de milho, húmus, casca de ovo triturada e borra de café.

A solução permite que o recipiente se decomponha naturalmente ao ser transplantado diretamente no solo. A técnica elimina o descarte de resíduos plásticos na natureza e reduz os danos causados às raízes das plantas durante o processo de plantio.

A diretora da ETEC Tangará da Serra, Wérica Nascimento, destacou a relevância da conquista para a formação dos estudantes e para o município.

“A participação premiada evidencia a importância de incentivar a pesquisa desde a educação básica e profissional, criando oportunidades para que os jovens reconheçam seu potencial e contribuam para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou.

Representação do município na MECTI

A ETEC de Tangará da Serra, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), marcou presença no evento estadual com quatro trabalhos focados em solucionar desafios do setor produtivo regional:

Tubete Biodegradável para Agricultura Sustentável: Beatriz Pereira e Shayanne Pereira (1º lugar em Ciências e Prêmio FARMUN);

AgroClima Rural – Estação Meteorológica de Baixo Custo: Crislaine Andrade da Silva;

BioGas Agro – Biodigestor Rural de Baixo Custo para Produção de Gás de Cozinha a partir de Dejetos Bovinos: Kauany Fernandes;

Agritech – Horta Inteligente Sustentável: Luanny Mariah.

Durante a mostra, as estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, dialogar com avaliadores e visitantes e trocar experiências com participantes de outras instituições. A vivência amplia o repertório acadêmico e fortalece a autonomia e a capacidade de defender ideias fundamentadas em conhecimento científico.

Texto: Elisete Silva Santos/ ETEC
Fotos , vídeos e publicação: Assessoria de Imprensa/ ETEC