PROTAGONISMO NA CCJ - Deputado Chico Guarnieri conquista cadeira titular na principal comissão da ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri passou a ocupar cadeira titular na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), considerada a mais importante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A nova composição foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta sexta-feira (27).

Principal comissão do Legislativo, a CCJR tem a responsabilidade de analisar todos os projetos que tramitam na Assembleia, verificando se as propostas atendem aos requisitos técnicos e se estão de acordo com a Constituição. Na prática, é o colegiado que pode autorizar o avanço ou barrar matérias antes que sigam para votação em plenário.

A chegada de Chico Guarnieri à condição de membro titular reforça seu espaço político dentro da Casa pouco mais de um ano após assumir o mandato. Ele tomou posse em 1º de janeiro de 2025, após ocupar a cadeira que era de Claudio Ferreira (PL), eleito prefeito de Rondonópolis nas últimas eleições municipais. À época, Chico era primeiro suplente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Logo após o pleito, houve a fusão do PTB com o Patriota, dando origem ao Partido Renovação Democrática (PRD), atual legenda do parlamentar.

Além da CCJR, o deputado também preside a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo e é membro titular das comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, de Segurança Pública e Comunitária e de Infraestrutura Urbana e de Transporte, áreas estratégicas que dialogam diretamente com desenvolvimento econômico, logística e proteção ao cidadão.

A ascensão à principal comissão permanente da Assembleia ocorre em um curto espaço de tempo e evidencia o protagonismo conquistado pelo parlamentar na atual legislatura.

Chico Guarnieri tem 49 anos, é natural de Barra do Bugres e carrega um histórico político consolidado. Aos 20 anos, após ser eleito vereador, tornou-se o mais jovem presidente de Câmara Municipal do país à época. Também exerceu dois mandatos no Executivo Municipal antes de chegar ao Parlamento estadual.

Fonte: Maiara Max - Assessora de Imprensa Dep Chico Guarnieri