A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, durante a 37ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 14 de outubro, o Projeto de Lei nº 345/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 116.759,20 mil à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Inovação (SEPLAN) para custear ações voltadas à infraestrutura, tecnologia e modernização da gestão pública e altera metas financeiras do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Parte do crédito suplementar será aplicada na aquisição de três veículos novos para atender às demandas operacionais da SEPLAN, de acordo com a pasta, os automóveis atuais estão velhos e com altos custos de manutenção, comprometendo a segurança e a agilidade dos serviços de apoio as atividades em acompanhamento a obras, fiscalizações em campo, vistorias de projetos urbanos e ações de geotecnologia, assegurando maior eficiência e qualidade nos atendimentos prestados pela pasta.
Outro investimento previsto é a contratação de serviços de manutenção e ampliação da rede de tecnologia de dados no Paço Municipal e nas unidades administrativas, garantindo maior estabilidade e segurança na conectividade da intranet e internet, além de otimizar a comunicação entre as secretarias e ampliar a capacidade de integração de sistema, para promover a modernização da infraestrutura digital, garantindo melhor desempenho dos serviços públicos digitais oferecidos à população.
O projeto também contempla recursos para ampliar o contrato de software utilizado na gestão de processos e serviços administrativos da Prefeitura, permitindo integrar novas secretarias ao sistema, expandir funcionalidades e melhorar o controle e a transparência na execução das atividades públicas, assegurando uma gestão mais moderna, eficiente e sustentável.
A aprovação da matéria reforça o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento urbano e a eficiência administrativa do município, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e maior qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)