O Parlamento Municipal apreciou em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 02 de setembro, o Projeto de Lei nº 275/2025, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a doar imóvel de sua propriedade ao Serviço Social do Transporte (SEST) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
A propositura enfatiza o protagonismo de Tangará da Serra como cidade polo regional, destacando o tamanho de sua população (112.547 habitantes, conforme o senso de 2024) e sua importância na prestação dos serviços relacionados ao transporte. Ademais, é salientada a presença das revendedoras das principais montadoras de veículos do país, além de concessionárias e oficinas especializadas em mecânica e funilaria. Também é apontado que o município é o detentor da maior frota de toda a região, incluindo veículos leves, utilitários, de transporte de carga e passageiros.
Diante disso, o texto afirma que a capacitação da mão de obra no transporte oferecida pelo SEST/SENAT é de extrema importância e fundamental relevância, justificando, assim, a instalação de uma unidade no município. O objetivo é oferecer serviços de nutrição, fisioterapia, psicologia, além de cursos de capacitação e suporte técnico para habilitação – através de simuladores de direção –. Além do auxílio aos motoristas, a população também será beneficiada. Segundo o projeto, a estimativa é de que sejam realizados 50 mil atendimentos por ano aos cidadãos, desafogando algumas áreas geridas pelo município, em especial a saúde.
O espaço destinado à instalação da unidade está localizado às margens da Avenida Inácio Bittencourt Cardoso, no Jardim Goiás, e possui uma área de 12.418,17 m².
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 10 votos favoráveis e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.
Por Faynystton Missio - Assistente de Imprensa