Idealizada pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nessa quinta-feira (15.05). Reunindo diferentes representantes que atuam nesses setores em Mato Grosso, foi iniciado o debate que tem como objetivo final propor melhorias nas leis e também nas políticas públicas relacionadas ao tema.
“A tecnologia está presente em tudo, vivenciamos esse poder tecnológico a todo momento, inclusive, enquanto dormimos. Por isso, não podemos deixar de lado essa temática, precisamos acompanhar essa evolução e buscarmos estar dentro do que está acontecendo para que o nosso estado seja ainda mais conectado e competitivo”, disse Chico Guarnieri, coordenador-geral da FPTI.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, parabenizou o deputado pela iniciativa de trazer o tema para o debate público e também por ter sido o único parlamentar a pedir uma visita ao Parque Tecnológico, cujo Centro de Inovação está localizado em Várzea Grande.
“Aproveito para parabenizá-lo, deputado, o senhor foi o primeiro deputado, dentre os 24, a pedir para fazer uma visita ao Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, o senhor quis conhecer pessoalmente e eu tomei aquilo como uma fiscalização, preparamos tudo para recebê-lo. Reforço os parabéns por essa Frente também, deputado”, afirmou Allan Kardec.
O titular da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado aproveitou para indicar os investimentos do governo estadual nesse ramo, indicando por exemplo, a criação de um núcleo de inovação e empreendedorismo digital em Cuiabá e projetos voltados à conversão de motores a diesel para etanol.
A professora Ivana Aparecida Ferrer Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância da sustentabilidade e da preservação dos biomas locais. Ela defendeu a valorização do patrimônio natural e do conhecimento tradicional das comunidades como base para soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população.
“As instituições de ciência e tecnologia (ICTs) exercem um papel fundamental, juntamente com outros atores quando a gente discute esse tema e isso vem desde os conceitos da tríplice hélice que reúne governo, as ICTs e a sociedade. Nesse propósito, a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) também se coloca à disposição para colaborar no fortalecimento da ciência e tecnologia do nosso estado”, complementou Fernando Selleri, diretor e professor na Unemat em Barra do Bugres.
Lays Batista Fitaroni, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), entidade ligada ao Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), reforçou o compromisso da indústria com a inovação e comentou que o objetivo é capacitar cada vez mais pessoas voltadas para esse viés inovador e manter os talentos dentro do estado.
Outra instituição que também atua na área e vai incrementar o debate é o Agrihub, ligado ao sistema Famato. Érika Segóvia, gerente de novos negócios, explicou que a proposta do trabalho do hub é conectar os produtores rurais à tecnologia e inovação atendendo a necessidade do setor produtivo mato-grossense.
Também marcaram presença no primeiro encontro da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, Giórgio Aguiar, representando a Casa Civil, os alunos e professores do curso de Direito de Barra do Bugres, Denise e de Colíder, além de autoridades públicas de Barra do Bugres.
Fonte: Profa Josenai Terra - Ass Dep Chico Guarnieri
Crédito da foto: Matheus Henrike / Assessoria