Tributo: Rua 27 do Bairro Jardim Itália, será nominada ‘Eliziário Lopes Ricardo’

A Rua 27, localizada no Bairro Jardim Itália será nominada ‘Eliziário Lopes Ricardo’, em homenagem ao pioneiro falecido no ano de 1991. A nominação proposta através do 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐈 𝐍º 𝟗𝟓/𝟐𝟎𝟐𝟑, de autoria do Legislativo, visa homenagear o mineiro, nascido em 1926, na cidade de Tarumirim, Minas Gerais.

No texto, a vereadora proponente, Dona Neide (UNIÃO), justifica que a homenagem se deve em reconhecimento a contribuição de Eliziário, para o desenvolvimento do município, considerado um dos desbravadores e colonizadores de Tangará da Serra, com trajetória marcada por coragem, resiliência e dedicação à construção de uma nova vida, para sua família nestas terras.

“No dia 29 de agosto de 1975, Sr. Eliziário chegou ao município com sua família, um percurso que durou uma semana até Cuiabá, e mais três dias até Tangará da Serra, realizada em um caminhão pau de arara. A família se estabeleceu primeiramente na Gleba Água Branca, mas logo se mudou para a cidade e morou no Bairro Jardim Shangri-lá na Rua 33, por décadas até o fim de sua vida”.

O pioneiro faleceu no dia 09 de dezembro de 1991, vítima de um acidente de trânsito, deixando muitas saudades a seus familiares e amigos. A nominação da referida Rua, foi aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, a matéria segue para sanção do Executivo, e se torna vigente, após a publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de Eliziário Lopes Ricardo.

ELIZIÁRIO LOPES RICARDO

*11/02/1926 +09/12/1991

O Sr. Eliziário Lopes Ricardo nasceu em Tarumirim-MG, no dia 11 de fevereiro de 1923. Foi casado com Maria Delesporte Pinheiro. No dia 29 de agosto de 1975, chegou a Tangará da Serra com sua família, vinda de Minas Gerais. A viagem durou uma semana até Cuiabá, e mais três dias até Tangará da Serra, realizada em um caminhão pau de arara. Junto com o Sr. Eliziário vieram sua esposa, Maria Delesporte, e seus filhos: Anael, Ozias, Imar, Margareth, Arlete, Sebastião, Jadir, Isabel. Além disso, acompanharam a mudança o irmão de Eliziário, Sr. Sílvio Lopes Ricardo, com sua esposa e filhos. Também estavam entre os familiares, os netos: Anael, Simone, Sérgio e Cleber. A família se estabeleceu em uma gleba chamada Água Branca, juntamente com outras duas famílias que os acompanhavam.

Entre estas famílias estavam Sebastião Delesporte Pinheiro, Jadir Delesporte Pinheiro, Isabel Delesporte Pinheiro e a filha do casal, Arlete Maria do Carmo. Após um tempo, se mudou para a cidade e morou no Bairro Jardim Shangri-lá na Rua 33, até o fim de sua vida. O Sr. Eliziário Lopes Ricardo foi um dos pioneiros na região, enfrentando os desafios de desbravar e colonizar Tangará da Serra. Sua trajetória é marcada por coragem, resiliência e dedicação à construção de uma nova vida para sua família.

Infelizmente, o Sr. Eliziário faleceu no dia 09/12/1991 em decorrência de um acidente ocorrido na Avenida Brasil, em frente ao Posto Delcas. O acidente resultou em um traumatismo craniano, do qual ele não resistiu. A história do Sr. Eliziário Lopes Ricardo é um exemplo de contribuição significativa para o desenvolvimento de Tangará da Serra. Sua memória permanece viva como símbolo de esforço e pioneirismo.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)