Após 40 anos dedicados à advocacia, Valter Caetano Locatelli, usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a 12ª Sessão Ordinária (08.04) para se despedir da carreira que o consagrou ícone em Mato Grosso.
Em discurso emocionado, detalhou os desafios e conquistas alcançadas, remetendo ao passado e à história do Legislativo, quando em 1986, em seu primeiro, dentre os mais de 600 júris acumulados ao longo da profissão, relatou que à época, o Plenário da Câmara Municipal, então localizado na Rua 26, era o tribunal transitório utilizado pelo Judiciário.
“Nesta Casa, participei de inúmeros júris. Lembro muito bem há 39 anos, fui nomeado para fazer uma defesa, e a mãe do réu prometeu a mim um presente, caso conseguisse absolver o filho. Consegui absolvê-lo e ela me deu um frango vivo, tudo que tinha naquela oportunidade, e ela me abençoou tanto que eu devoto a ela, as razões do meu sucesso como advogado em Tangará. Nunca desprezem, por mais simples que seja, porque no fundo tem um significado muito especial”.
Sobre a atuação dos vereadores, os descreveu como brilhantes. Este foi o adjetivo usado por Dr. Valter Locatelli, para destacar o trabalho desenvolvido pelo Parlamento Municipal, ressaltando a atuação do grupo, quanto aos interesses e anseios da comunidade.
“Apesar de nunca me envolver diretamente em política, tenho acompanhado mesmo à distância e eu observo que esta Legislatura, quando tem um projeto de relevância para a sociedade, independente de questões partidárias, os projetos vêm sendo aprovados unanimemente, ou seja, os interesses da sociedade se sobrepõem aos interesses políticos e particulares. Por isso, me orgulho muito de ser representado pelas senhoras e senhores no Poder Legislativo tangaraense”.
Dos 45 anos dedicados à advocacia, 39 foram atuando em Tangará da Serra. Detentor de notável trajetória profissional, Valter Locatelli foi um dos fundadores da OAB 10ª Subseção de Tangará da Serra, primeiro presidente da Ordem, e como gestor, reconhecido pelo comprometimento com a idoneidade da instituição e o empenho em realizar uma administração transparente, atuação que resultou na nomeação ao cargo de conselheiro estadual e designado para representar à advocacia de Mato Grosso, no Conselho Federal da OAB.
Acumuladas décadas de serviços prestados a comunidade, o pioneiro Valter Locatelli, nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, embora tangaraense de coração, se despede, deixando um legado de amor e lealdade à advocacia mato-grossense.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)