Prefeitura inicia instalação de radares em avenidas de Tangará da Serra

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra tem reforçado ações para prevenção e redução dos acidentes de trânsito no município. Diante disso a Secretaria de Infraestrutura começou nesta sexta-feira, dia 12/01, a instalação de equipamentos de redução de velocidade em locais estratégicos da cidade. A ação deverá ser concluída nas próximas semanas. Neste momento a fase é de testes e não está havendo autuação

No total estão sendo instalados 30 radares, em 16 pontos estratégicos, distribuídos nas avenidas de maior fluxo de veículos: Brasil, Lions Internacional, Virgílio Favetti, Ismael José do Nascimento (Rua 01), Inácio Bitencourt e Tancredo Neves. O primeiro foi instalado na avenida Lions Internacional, nas proximidades da entrada da Vila Esmeralda, ponto onde cinco super postes de iluminação pública foram derrubados por veículos em acidentes de trânsito somente nos últimos meses.

O Secretário de Infraestrutura, Magno César, explica que neste primeiro momento os equipamentos ainda estarão em fase de teste e, portanto, não estão sendo aplicadas multas nos condutores que excedem a velocidade.

“Colocamos uma primeira lombada eletrônica para teste, até pra validar a licitação, então não está sendo multado quem excede a velocidade. Depois vai ser colocado nos demais pontos”, disse o Secretário. Os pontos exatos e a data em que os radares começarem a funcionar de maneira efetiva serão informados para a população com antecedência nos canais de comunicação da Prefeitura (site e redes sociais) e na imprensa local.

O Secretário explica ainda que a instalação dos redutores de velocidade é um pedido da comunidade. “Nós tínhamos uma procura e uma cobrança muito grande da população, até mesmo porque as pessoas, condutores dos veículos estavam se excedendo na velocidade nas principais vias do município, nessas vias mais rápidas e, mediante essa situação a gente optou pela instalação de lombadas eletrônicas”, comentou Magno.

Importante frisar que os equipamentos são regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).


Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação