QUALIDADE E AGILIDADE: Hospital Municipal passa a emitir laudo de eletrocardiograma em até 5 minutos

O Hospital Municipal de Tangará da Serra, referência em atendimento na saúde pública do município, passou a contar nesta quarta-feira, dia 20/12, com uma ferramenta que traz ainda mais agilidade e qualidade na realização de procedimentos de eletrocardiograma. Parceria com o projeto Boas Práticas, que envolve o Ministério da Saúde, o HCor e o Hospital Sírio-Libanês, possibilita que o laudo de um eletro do coração seja emitido em até 5 minutos.

A ferramenta foi apresentada pelo Prefeito Municipal, Vander Masson, pelo Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, e pelo diretor de enfermagem do hospital, o enfermeiro Romulo Cezar Ribeiro da Silva. A equipe técnica da unidade hospitalar comemora os avanços que estão possibilitando mais qualidade nos serviços prestados e dando mais agilidade nos atendimentos.

O Prefeito destaca que a gestão municipal tem se dedicado para trazer mais qualidade aos serviços de saúde ofertados à população no hospital municipal e UPA. “Ao longo de 2023 foram muitas conquistas, como o Centro Cirúrgico, leitos de UTI, fila zero de tomografia e agora essas ações que trazem ainda mais agilidade para os diagnósticos dos pacientes”, comenta.

O enfermeiro Romulo explica que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o Brasil, principalmente infarto agudo do miocárdio (IAM), diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no país.

“Foi pensando nisso que o Hcor, em parceria com a Proadi do Ministério da Saúde, desenvolveu esse programa para beneficiar todas as UPAS e os hospitais do Brasil para que possa ser feito laudo dos exames de eletrocardiograma de todos os pacientes e melhorar o tempo resposta para as complicações cardiovasculares”, destaca Romulo, explicando que quando há alterações no resultado do exame de um paciente há comunicação imediata de cardiologistas da central de atendimento do programa que falam direto com o médico plantonista do hospital municipal ou UPA.

O Secretário de Saúde destaca também que a iniciativa promoveu a capacitação de médicos plantonistas, por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual, para a realização do laudo e apoio à decisão clínica dos profissionais, favorecendo o fluxo de atendimento mais ágil no hospital tangaraense.

“Essa ferramenta veio para auxiliar nossos profissionais de saúde, já fica disponível na sala de emergência e todas as complicações que chegam e há classificação de risco é realizado o procedimento utilizando tecnologia e comunicação direta com especialistas”, disse Wellington Bezerra.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação