No Festival Canta Tangará, Prefeitura homenageou um ícone da cultura e da comunicação

Com o propósito de reconhecer e valorizar os talentos de Tangará da Serra que contribuem ou contribuíram com a a cultura local, especialmente com a música, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), homenageou um ícone tangaraense: João de Almeida.

Cantor, compositor, produtor e empresário musical, apresentador, radialista, poeta e pioneiro de Tangará, João de Almeida recebeu das mãos do Prefeito Municipal, Vander Masson, da Primeira-dama, Silvana Ló Masson, e do Presidente da Câmara, Romer Japonês, troféu da Ordem do Brasão e certificado de reconhecimento pela contribuição com a cultura local.

João José de Almeida ou simplesmente João de Almeida, é um pioneiro da comunicação e da Cultura em Tangará da Serra, especialmente da música. Ele chegou ao município em 1971 e desde então tem desempenhado um papel importante na área.


João de Almeida recebeu homenagem nesta sexta

Sua trajetória na comunicação começou em 1975, quando se tornou locutor publicitário no cinema local. Em seguida, foi locutor do serviço de alto-falantes, também conhecido como rádio cipó, de 1976 a 1978. Com o fim da Rádio Cipó, João montou um serviço de som volante, onde fazia propagandas do comércio local e anunciava os eventos da época.

CD lançado por João de Almeida e Sérgio Silva, em 1994 (Foto: Arquivo Pessoal)

Além disso, João de Almeida também se envolveu na organização de festivais de música, como o FECAP, FESPICAN e o TANFEST, que ajudou a criar. Ele também foi responsável por abrilhantar as festas de aniversário do município, organizando e apresentando o Show de Calouros.

Ao longo de sua carreira, João de Almeida foi produtor e empresário de vários cantores regionais, como Os Tangarás, Serra Branca, Montanare, João Kennedy, Roberto e Renato, Suely Ferreira, Grupo Arte do Pagode e Banda Dimensão.

Recebendo troféu do Tanfest como compositor (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 1988, surgiu a oportunidade dos seus sonhos: a inauguração da primeira emissora de rádio em Tangará da Serra. João de Almeida foi convidado para apresentar um programa sertanejo e permaneceu no ar por 21 anos, liderando a audiência do horário.

Nos momentos de folga, João de Almeida dedica-se à escrita de poesias, tornando-se um poeta notável. Ele também começou a escrever letras de músicas e, em parceria com cantores locais, ganhou vários festivais de músicas inéditas. Atualmente, possui várias músicas gravadas.

Com Tonico e Tinoco, ícones da música sertaneja brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)

Ele também comandou no SBT de Tangará da Serra um programa de TV inspirou o nome desse Festival que estamos realizando hoje. O nome do programa era Canta Tangará.

Como organizar do Tanfest (Foto: Arquivo Pessoal)

João José de Almeida é, acima de tudo, um apaixonado por Tangará da Serra, cidade onde construiu sua carreira e contribuiu para o desenvolvimento da comunicação e da cultura local.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotos: Julha Souza