Sicredi Sudoeste inaugura mais quatro agências

Cooperativa soma 77 agências, distribuídas em solo mato-grossense e paraense

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença nacional e mais de 7 milhões de cooperados, continua o plano de expansão de sua rede de atendimento físico no Mato Grosso e no Pará, evidenciado por meio das inaugurações de novas agências na área de atuação da Sicredi Sudoeste MT/PA. A projeção é encerrar o ano com mais de 80 pontos nos 2 estados, garantindo presença em 22 municípios de Mato Grosso e 47 municípios no Pará. A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA soma atualmente mais de 235 mil cooperados que confiam e escolhem o Sicredi como uma alternativa de inclusão financeira efetiva.

Neste mês de agosto, as cidades que receberam uma agência Sicredi foram Sapucaia, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras e Piçarra, todas no Pará. Oferecendo mais de 300 soluções financeiras, o Sicredi chega a região para movimentar os negócios locais, em especial no fomento ao produtor rural, empresas e pessoas físicas urbanas.

As cerimônias de inaugurações, contaram com a presença de cooperados, gestores da Cooperativa e colaboradores, autoridades locais dos municípios, imprensa, representantes religiosos e representantes de entidades locais. Em cada cerimônia, o Presidente da Cooperativa Antonio Geraldo Wrobel, reforçou o compromisso com o desenvolvimento local e o sentimento de alegria em abrir as portas do cooperativismo de crédito a mais pessoas.

“Dando continuidade ao nosso plano de contribuir com o desenvolvimento local e social das comunidades, chegamos em novos municípios para levar oportunidades de emprego, estabelecer parcerias que impulsionam os negócios de nossos cooperados, realizar sonhos, conquistas e ainda vamos além, a presença de uma agência no município, traz consigo iniciativas sociais que transformam realidades! Os valores investidos e o resultado gerado no Sicredi ficam dentro da região, e deste resultado, todos colhem os frutos juntos!” completa Antonio Geraldo.

Para se ter uma ideia da expressividade da cooperativa, apenas em sobras para os cooperados, foi distribuído um montante de R$ 221 milhões alcançados em resultados de 2022. Os cooperados são os donos do negócio, e no modelo cooperativo, por meio das Assembleias, os rumos da Cooperativa são pautas decididas com a participação ativa de todos. Os principais assuntos são a destinação das sobras entre os cooperados e o valor que será destinado ao Fundo Social que apoia projetos locais na área de atuação de toda a cooperativa.

Para estar cada vez mais à disposição de seus associados, além das agências físicas, o Sicredi oferece também uma múltipla rede de canais (mobile e internet banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp (51) 3358.4770).

Sobre o cooperativismo de crédito

A pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Sicredi, revelou o impacto positivo decorrente do cooperativismo de crédito nas comunidades.

De acordo com o estudo, a presença de instituições financeiras cooperativas aumenta o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, além de impulsionar o número de comércios em 15,7% e auxiliar na abertura de 6,2% mais vagas de trabalho na região.

O cooperativismo de crédito é um modelo econômico em expansão no Brasil, que tem como o Sicredi como pioneiro, com mais de 120 anos de atuação. A instituição oferece mais de 300 soluções financeiras aos seus associados e está presente em todos os estados brasileiros. Com mais de 6 milhões de associados, o Sicredi trabalha para ser mais que uma solução financeira, pois sua atuação vai além da conta bancária, ele também reflete no cotidiano das comunidades através dos seus programas de responsabilidade social, a exemplo o Programa A União Faz a Vida e Cooperação na Ponta do Lápis.

Fonte: Lavínia Neves Brignoni
Assistente de Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing