LEGISLATIVO ESTADUAL - Reck Junior entrega relatório final da CST da Ferrogrão ao governador Mauro Mendes

Relatório também será entregue ao STF, que julga no dia 31 de maio ação que trata da construção da ferrovia

O deputado estadual Reck Junior entregou ao governador Mauro Mendes nesta quinta-feira (25.05) o relatório final da Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão. A reunião no Palácio Paiaguás contou com a presença de autoridades e membros da equipe técnica envolvidos no projeto. O documento também será levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 31 volta a julgar uma ação que trata da construção da Ferrogrão.

A CST da Ferrogrão debateu a viabilidade da implantação da Ferrogrão, uma ferrovia de 933 quilômetros entre Sinop e o Porto de Miritituba (PA) estratégica para o desenvolvimento econômico e logístico da região. Reck Junior liderou os trabalhos da câmara, envolvendo especialistas, representantes do setor produtivo e entidades do setor, a fim de elaborar um relatório consistente e embasado tecnicamente. O relatório final apresentado a Mauro Mendes é resultado de um intenso trabalho de análise, discussões e pesquisas realizadas pela CST da Ferrogrão. O documento aborda questões fundamentais relacionadas ao projeto, como estudos de viabilidade econômica, impactos ambientais, modelagem de concessão e benefícios socioeconômicos esperados.

A polêmica sobre a Ferrogrão envolve a supressão de parte do Parque Nacional do Jamanxim. Medida provisória enviada em 2016 pelo então presidente Temer ao Congresso autorizou a retirada de 464 hectares para permitir a implantação da ferrovia. O Congresso converteu a medida em lei em 2017. No entanto, em 2020, o PSOL questionou no STF a alteração, sendo atendido pelo ministro Alexandre de Moraes em março de 2021 e suspendeu a construção do modal ferroviário. O argumento é de que a obra alteraria os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA).

POTENCIAL DA FERROVIA

No encontro com Mendes, o deputado destacou a importância estratégica da Ferrogrão para Mato Grossos e ressaltou os benefícios que a implantação dessa ferrovia trará para o Estado. O projeto tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento regional, promover a geração de empregos, reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do agronegócio local.

"Estou extremamente orgulhoso em entregar o relatório final da Câmara Setorial Temática da Ferrogrão ao Governador Mauro Mendes. Foi um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe envolvida, e acredito que este relatório trará informações valiosas para o desenvolvimento da Ferrogrão e, consequentemente, para o progresso econômico e social de nosso estado”, menciona Reck Júnior.

O deputado diz que está comprometido com a busca de soluções sustentáveis e eficientes para o transporte de cargas em Mato Grosso. “E a implantação da Ferrogrão certamente impulsionará o crescimento regional, gerando empregos e fortalecendo nossa posição no cenário logístico nacional. Estou otimista quanto à receptividade dos ministros em Brasília e seguirei empenhado em viabilizar esse importante projeto para o benefício de nossa população", comenta.

Mauro Mendes reconhece o trabalho realizado pela CST da Ferrogrão e ressalta a relevância da ferrovia para o desenvolvimento do estado. O governador elogiou o empenho do deputado Reck Junior e de toda a equipe envolvida, destacando o comprometimento com a busca por soluções sustentáveis e eficientes para o transporte de cargas na região.

PRÓXIMOS PASSOS

Na próxima semana, além da agenda no STF para entrega do relatório final aos ministros, o deputado Reck Junior se reunirá em Brasília com representantes do governo federal para apresentar os resultados da CST da Ferrogrão para obter apoio e encaminhamento adequado para a continuidade do projeto.

A expectativa é que a Ferrogrão se torne uma realidade em um futuro próximo, contribuindo para impulsionar o crescimento econômico sustentável da região e fortalecer a posição do estado como um importante polo logístico no cenário nacional. Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e Pecuária já declararam que o empreendimento terá impacto ambiental e econômico positivo na região reduzindo a emissão de poluentes na região.

Concluída, a Ferrogrão poderá operar comboios de até 160 vagões com capacidade de transportar 100 toneladas cada um. A estimativa de investimento em 2020 era de R$ 21,5 bilhões.

Fonte: Vandressa Rios - Assessoria de Imprensa