ARTIGO - A importâcia de introduzir, de compartilhar a Educação Ambiental no Educação Infantil

*Por Jaqueline Müller*

A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo, é nesse momento que ele começa a interagir com a ideia de sociedade, aprende conceitos, é bombardeado com uma série de valores que serão a grande base para a sua vida, é por isso que essa é a melhor fase para se trabalhar com a educação ambiental. As crianças que são ensinadas a olharem para os ciclos da natureza, que têm a oportunidade de plantar uma muda ou visitar a nascente de um rio se tornam apaixonadas pelo meio ambiente. E, consequentemente, crescem com um senso de cuidado e preservação muito maior do que aquelas que não são incentivadas nesse sentido.

A escola objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da educação básica e da gratuidade escolar. A proposta é de uma escola de qualidade, democrática, participativa, e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também preparar ao exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres e as atividades lúdicas são de suma importância neste sentido.

Educação ambiental não se restringe à criação de hortas, separação do lixo e visita a parques florestais. Essas atitudes são importantes em pequena escala, mas o estímulo à preservação dos recursos naturais deve ir além. É fundamental que as crianças compreendam o conceito de sustentabilidade, para isso, deve-se esclarecer que preservar não é simplesmente não consumir o que o ambiente oferece, mas fazê-lo de maneira consciente. A Educação infantil tem o papel importante de compreender, reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo, respeitando as suas individualidades e diferenças.

A importância dessa temática para nós professores da área ambiental é inserir cada vez mais cedo na vida escolar da criança, porque certamente eles irão conhecer o meio ambiente de uma forma mais harmônica , e que as questões ambientais fazem parte da sua sobrevivência o meio ambiente não está lá fora isolado mais, está aqui no nosso meio , na nossa cozinha, na sala da nossa casa, na nossa escola , então essa ideia de um mundo ambiental isolado faz tempo que não existe mais, hoje o mundo pede urgência e emergência para as questões emergências e são essas crianças de hoje que se tornaram adultos mais responsáveis e sustentáveis por seus atos.

As práticas sustentáveis, juntamente com abordagens de temas da Educação Ambiental nos anos iniciais é cada vez mais necessário e comprovado a relação benéfica e produtiva que as crianças desenvolvem sem mesmo se dar conta que o seu bem-estar estão vindos de pedacinhos de natureza, que estão recebendo gotas de vida, de saúde anti-inflamatórios naturais, aumentando e desenvolvendo a sua capacidade motora, seus movimentos, seus relacionamentos e interação com outras crianças e adultos. E esse contato com o verde, com as plantas, os animais está mais do que provado em vários estudos mundo afora a redução da ansiedade, stress, insônia, comportamentos agressivos, distúrbios diversos, estar próximo a ambientes naturais hoje é sinônimo de vida corpo e alma e pensamentos saudáveis.

*Jaqueline Müller - Bióloga da Secretaria de Educação de Várzea Grande atuante na equipe Ambiental do Pedagógico contemplando os trabalhos nas escolas municipais levando o Meio Ambiente para dentro das salas de aula.