Judiciário em Tangará da Serra utiliza encenação teatral para conscientizar sobre conciliação

O Poder Judiciário em Tangará da Serra, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, fez uso de ferramentas lúdicas para conscientizar a população sobre a Semana da Conciliação – realizada em todo o país em novembro.

Em uma das avenidas mais movimentadas do centro da cidade, atores encenaram um conflito de trânsito com a mediação do gestor do Cejusc, Nivaldo Lima.

“São as vantagens no sentido de deixar aquilo resolvido. Eventualmente um processo que seria gerado já é resolvido no primeiro momento na sessão de conciliação. Acima de tudo, as pessoas podem seguir suas vidas com a consciência que fizeram o melhor e vão se sentir em paz”, destaca Nivaldo.

A apresentação teatral surpreendeu quem passava pelo local. “Todos nós temos opiniões diferentes. Achei muito interessante e muito bom ensinar o que é certo, conscientizar as pessoas para um mundo melhor”, afirmou a manicure Giovana Souza Pereira.

Durante a semana, que foi realizada entre 7 e 11 de novembro, mais de 7 mil audiências de conciliação foram marcadas em todo o Poder Judiciário de Mato Grosso.

“Temos feito vários mutirões e várias parcerias aqui na comarca. Nessa semana, intensificamos com muitas ações que encaminhamos ao Cejusc para fazer o trabalho de acordo entre as partes e também abrimos à sociedade, para que entrassem em contato e fossem incluídos na nossa pauta com o objetivo de fazermos o maior número de audiências que sejam resultado de um acordo”, constata a juíza coordenadora do Cejusc, Leilamar Aparecida Rodrigues.

Alguns dos casos mais comuns recebidos pelo Cejusc são causas de família, como ações de alimentos, guarda, divórcio, união estável, além de contrato de locação, ação de despejo, ação de indenização e direito do consumidor.

Fonte: Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT