Uma feira voltada ao empreendedorismo feminino. Assim foi o 2º Encontro de Mulheres de Negócios realizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) e a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço, nesta quarta-feira, 23. O encontro foi alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado dia 19 de novembro e reuniu centenas de mulheres que já são empreendedoras e também as que sonham em ter o próprio negócio.
O Prefeito Vander Masson participou da abertura do 2º Encontro de Mulheres Empreendedoras. “Esse encontro veio para fortalecer, fomentar e promover as mulheres empreendedoras e as que desejam empreender no nosso município. Nós acreditamos que o empreendedorismo feminino favorece a diversidade de negócios e gera oportunidades de crescimento pra toda a população”, enfatizou o Prefeito.
O Secretário de Indústria e Comércio falou sobre na implantação de políticas públicas consolidadas e voltadas para o estímulo ao empreendedorismo das mulheres. “Encaminhar essas mulheres à informação, temos o Sebrae disposto a ajudar, precisamos promover um ambiente favorável pra os novos negócios, ampliar a oferta de crédito e como parceira temos a Desenvolve-MT. Propostas podem ser encaminhadas para a própria Secretaria de Indústria e Comércio. E que possamos assim estimular essa produção, buscando a participação dessas mulheres em resultados para o município também”, apontou o Secretário Sílvio Sommavilla, informando ainda que a secretaria tem cerca de 30 propostas de créditos encaminhadas à Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve-MT, que também esteve presente no encontro apresentando as diversas linhas de crédito disponíveis para a mulher empreendedora.
O Sebrae/MT, parceiro deste evento, realizou uma pesquisa, indicando que as mulheres empreendem, principalmente, por: necessidade (20%), pela busca de liberdade ou autonomia (19%), para trabalhar com o que gostam (19%), realizar o sonho do próprio negócio (17%) e novas oportunidades (15%).
A Primeira-Dama do Município e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson, reforçou a importância que as mulheres têm junto ao mercado empreendedor. “Aqui nós temos mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, temos empresas de mulheres que estão criando divisas ao nosso município, com empreendimento sustentável e agregando muito valor a isso. Estou muito feliz com o evento e que possamos realizar uma terceira edição, e que o Estado favoreça esse empreendedorismo feminino. Nós sabemos que somos a maior parcela de microempreendedor, que nós mulheres temos maior tempo de escolaridade e ainda somos tão poucas na política e quase sem visibilidade. Só lembram de nós quando tem violência doméstica, outubro rosa e nenhum evento importante lembrando que também somos empreendedoras. É um prazer muito grande tudo isso que aconteceu e certamente vai facilitar a vida das nossas empreendedoras”, ressaltou a Primeira-Dama.
Além das palestras, uma exposição foi montada no saguão do Centro Cultural, apresentando os trabalhos que são desenvolvidos por algumas mulheres empreendedoras aqui do Município.
Fonte: Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa