A Associação Nosso Lar, mantenedora da Casa do Idoso de Tangará da Serra promoveu uma visita às instalações da Casa do idoso na tarde desta quinta-feira (22/09), como forma de demonstrar à comunidade como estão sendo aplicados os recursos depositados no Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa – FUMAPPI. Esse fundo recebe recursos relocados a partir da declaração do Imposto de Renda. Pessoas físicas e jurídicas podem doar até 3% dos valores para as entidades cadastradas. Aqui em Tangará da Serra são duas as entidades aptas a receber os recursos: a Casa Transitória da Criança e Adolescente e a Casa do Idoso.
A Casa do Idoso, localizada na Avenida Inácio Bitencourt, praticamente em frente ao campus da UNEMAT está sendo reformada com esses recursos. Em fevereiro deste ano o Prefeito Municipal, Vander Masson, repassou R$ 1.277.962,94 para a Associação Nosso Lar, recursos provenientes do FUMAPPI. Já está na Câmara Municipal a solicitação de crédito suplementar no valor de R$ 238.862,03 (duzentos e trinta e oito mil, oitocentos e sessenta e dois reais e três centavos), valores também oriundos do fundo municipal e que devem ser liberados para dar segmento à obra. “Nós ajustamos a legislação o que permitiu a aplicação dos recursos na reforma, para trazer melhorias aos idosos”, observou o Prefeito.
O Presidente da Associação Nosso Lar, Rubens Jolando acredita que até dezembro tudo esteja pronto e estima que a reconstrução deve custar em torno de dois milhões e duzentos mil reais. A maior parte desses recursos vem das deduções do Imposto de Renda, mas cerca de trezentos mil reais é da realização de eventos e doações diretas. “Uma obra como essa apresenta desafios que não estão previstos. Por exemplo, só a demolição custou 150 mil reais. Mas, estamos avançando e devemos concluir em dezembro, no mais tardar em janeiro”, disse num tom otimista o diretor da associação que administra a instituição.
A visita às instalações em reforma, realizada nesta quinta-feira, prestigiou o trabalho realizado pelos contadores que atuam no município, em especial o Conselho Regional de Contabilidade, representado na ocasião pelo seu Delegado em Tangará da Serra, Claudemir Inacio Paulus. São os contadores que orientam pessoas físicas e jurídicas a destinarem percentuais às associações como o Lar dos idosos e a Casa Transitória da Criança.
A Primeira Dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Silvana Ló Masson, Secretários Municipais, como a Secretária Municipal de Fazenda, Angela Nascimento, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDDPI, Selton Vieira, os Vereadores, Romer Japonês, Ademir Anibale, Nivaldo Leiteiro, Adilson Paquito, Edmilson Porfírio, apenas para citar algumas das autoridades presentes, foram em seguida, até o Pesqueiro Piracema, conhecer as instalações onde estão alojados temporariamente os idosos.
Fonte: Clairton Weber – Assessoria de imprensa