Membros do Conselho Fiscal do PSA foram empossados

Em solenidade realizada nas dependências da Sala dos Conselhos Municipais, na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, foram empossados na manhã desta quinta-feira (11/08) os membros Conselho Fiscal de Fundo Especial para Recuperação das Bacias Hidrográficas do Município de Tangará da Serra – CONFFBHI, também conhecido como o Conselho Fiscal do PSA (pagamentos por serviços ambientais).

O Conselho Fiscal é composto por representantes do Governo Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura e do SAMAE. Também a sociedade civil organizada está representada neste Conselho com representantes da ACITS, DO Rotary Club Cidade Alta, do Comitê de Bacias Hidrográficas – CBH e da Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra.

O Diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, explicou que os recursos existentes para a recuperação e conservação das bacias hidrográficas são oriundos de fundos criados especificamente para isso. No caso da Bacia do Córrego Queima-pé já está disponível uma soma considerável de recursos que são aplicados por ordem de um comitê gestor. O Conselho Fiscal criado e empossado neste quinta-feira terá justamente a função de acompanhar os projetos e fiscalizar a aplicação desses recursos.

O Chefe do Executivo Tangaraense, Vander Masson deu posse aos membros do Conselho. Agradeceu a todos pela disposição em contribuir com a gestão e enalteceu a participação da sociedade na administração: “Espero que vocês nos ajudem a tomar sempre as melhores decisões. A preservação das bacias do Queima-pé e do Ararão é de responsabilidade de todos”, disse.

Os recursos do fundo são aplicados em pagamento direto aos produtores rurais que estão situados na região da Bacia do Queima-pé e outra parte no cercamento de áreas de preservação ambiental (margens do córrego).

Fonte: Clairton Weber – Assessoria de imprensa