Ação e prevenção: unidades de saúde vão funcionar em horário especial

A Secretaria Municipal de Saúde inicia mais uma ação para atender a população em horário diferenciado: o projeto Saúde em movimento – Ação e Prevenção. A ideia é facilitar a vida de quem trabalha no comércio, indústria ou prestação de serviços e não consegue acessar os serviços da rede básica de saúde em dias e horários comerciais.

Ao longo de todo o mês de agosto, nos sábados à tarde as unidades de saúde da família (USF’s) estarão com suas portas abertas e equipe à disposição para atender especialmente as mulheres, com a coleta de material para exame preventivo. Mas atenção: existe um roteiro para a abertura das unidades, ou seja, as USF não estarão abertas todas ao mesmo tempo, nos sábados à tarde.

Neste sábado dia 06/08, estarão abertas as unidades dos bairros Alto da Boa Vista, Altos do Tarumã, Vila Goiânia e Vila Alta, no horário compreendido entre 12h e 17:30h. No outro sábado, dia 13/08, estarão abertas as unidades da Vila Esmeralda, Jardim dos Ipês, Vila Araputanga, Cohab II, Centro, Morada do Sol e Jardim Paraíso, também no mesmo horário.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, não é necessário que o munícipe procure a unidade de saúde do bairro onde mora, pois a ação da SMS é justamente voltada para facilitar o acesso aos programas de saúde, melhorar e ampliar os números da vacinação e exames preventivos. “Teremos inclusive um atendimento específico para o pré-natal odontológico”, completou a Secretária.

Zanatta disse ainda que vivemos um novo momento na área de saúde. “É o novo normal. Não significa dizer que a Covid-19 acabou, mas, o avanço da vacinação especialmente, está permitindo que retomemos algumas ações básicas da saúde pública, como essa de agora. As outras doenças não deixaram de existir por causa da Covid. As recomendações do uso de máscara e cuidados básicos com a higiene das mãos continuam valendo.” Ela concluiu a entrevista confirmando que a vacinação contra a Covid-19, para as crianças com idade de 3 e 4 anos será feita nesta sábado (06/08), na entrada principal do Hospital Municipal de Saúde.


Fonte: Assessoria de Imprensa – Clairton Weber