Governo municipal consolida conselhos municipais

O Prefeito Municipal Vander Masson deu posse nesta semana aos membros dos Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM e ao Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. A ação do Chefe do Executivo Tangaraense consolidou a proposta de maior envolvimento da sociedade civil organizada na gestão pública. Estes Conselhos estavam em pleno funcionamento e tiveram a renovação de membros e até, em alguns casos, a inserção de novas entidades.

A solenidade de posse dos conselheiros foi realizada em dois momentos, no Gabinete de Política Pública para Mulheres: na quinta-feira 28, tomaram posse as conselheiras do CMDM e na manhã de sexta-feira 29/04, foram empossados os membros do CMAS. O Prefeito Municipal Vander Masson agradeceu a cada um dos conselheiros pela boa vontade e o espírito público de servir, uma vez que este é um trabalho voluntário. Da mesma forma se pronunciou a Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e Primeira-dama do município, Silvana Ló Masson, acrescentando que os problemas e os desafios são muitos e que o Executivo Municipal está aberto às sugestões e ciente da importância dos Conselhos, que deliberam e fiscalizam.


A renovação dos Conselhos Municipais está sendo feita paulatinamente, em rigorosa observância da legislação e sem ingerência do Executivo. Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou uma alteração na legislação vigente de forma a proporcionar as condições para que seja reativado o COMSAB – Conselho Municipal de Saneamento Básico. As entidades já apresentaram suas indicações para titular e suplente. Este Conselho Municipal que está sendo reativado terá papel fundamental na solução de um problema que se arrasta há anos no município, que é a ativação de grande parte da rede de esgoto.

O CONDEC – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico também se reuniu nesta semana, dando posse a novos conselheiros e elegendo presidentes e secretários de comissões setoriais. Ao CONDEC cabe, entre outras funções, deliberar sobre as diretrizes e apoiar o desenvolvimento econômico do município, bem como coordenar a execução da política industrial e comercial, propor ações para compor o plano plurianual e anuais de investimentos, orientar e assessorar industriais, comerciantes e prestadores de serviços quanto aos planos municipais de desenvolvimento, na sua área de competência.

Fonte: Assessoria de Imprensa