TCE apresenta Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios

Apresentar o programa orientativo que visa a melhoria da gestão pública municipal por meio do planejamento estratégico foi o principal objetivo da reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (25), na escola do Tribunal de Contas de Mato Grosso -TCE, com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM e representante da Universidade Federal de Grosso-UFMT.

O Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico-GPE dos municípios vai oferecer a capacitação para os gestores e técnicos das prefeituras para que estejam preparados para gerir as políticas e as ações da gestão pública municipal. O programa atenderá 88 municípios que contam com novos gestores empossados. O trabalho contará com uma equipe da UFMT. A técnica da universidade, Débora Pedroti, ressaltou que a instituição será a maior colaboradora na capacitação do programa.

O conselheiro Waldir Teis enalteceu a parceria com a AMM e disse que a gestão do conselheiro Carlos Novelli está inovando com a capacitação pública. Ele explicou que o PDI foi substituído pelo programa que dá apoio ao plano estratégico das gestões municipais. “Através das parcerias com a AMM e a UFMT, vamos oferecer o programa de capacitação para os municípios. O TCE é a casa de apoio aos gestores”, disse ele, destacando que o programa é para a melhoria das gestões municipais.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, frisou que os prefeitos têm muitas responsabilidades a cumprir com a população local.

“O Tribunal nesta nova roupagem está preparando as equipes para o trabalho com qualidade e eficiência. Os gestores terão mais suporte para que as ações sejam pró-ativas e que os recursos sejam aplicados com maior eficiência”, assinalou.

Fraga disse ainda que o plano estratégico é para 12 anos e com isso vai ultrapassar outras gestões. Segundo ele, os prefeitos eleitos terão novas oportunidades e os que estão no cargo poderão aproveitar toda a capacitação oferecida. O trabalho será feito com o apoio da universidade. “Quando um gestor tem uma equipe técnica preparada, com suas equipes sendo capacitadas, quem ganha é a população”, assegurou, informando também que os novos gestores estão tendo uma grande oportunidade com o TCE.

Fonte: Agência de Notícias da AMM