Tangará da Serra realiza 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef

As políticas públicas para crianças e adolescentes foram pauta do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef ocorrido nesta sexta-feira, dia 25/02, em Tangará da Serra. Os participantes, oriundos de diversos setores públicos e privados, definiram propostas para o desenvolvimento de ações a serem desenvolvidas no município.

Planejamento participativo, diálogo, engajamento popular e implementação de ações efetivas e práticas de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes foram os pilares do encontro ocorrido no Campus Avançado do IFMT de Tangará da Serra. O evento foi realizado pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, com apoio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCA). Shenerri Magalhães Jorge, articuladora do Selo UNICEF em Tangará da Serra, e Simony Maria Pereira de Medeiros, mobilizadora da educação, estiveram a frente da organização.

“Nós queremos deixar um legado, exemplos que sejam seguidos”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal, Vander Masson, destacou o trabalho realizado em favor das crianças no município, sendo que a atual gestão tem trabalhado de uma forma unida e integrada às famílias e a comunidade como um todo, dando atenção especial às crianças. “Minha gratidão a todos que estão abraçando essa causa. Estamos à disposição, todas as secretarias estão incumbidas de ajudar. Nós queremos deixar um legado, exemplos que sejam seguidos”, disse.

Já a primeira-dama, Silvana Masson, destacou que a adesão do município ao Selo Unicef é um compromisso da atual gestão, que é “humana e empreendedora”. Ela explica que o evento foi apenas o início da materialização de um compromisso assumido ainda em 2021. “Sabemos da nossa responsabilidade e não vamos desviar dos nossos compromissos”, falou.

Grupo de trabalho que está a frente do Selo Unicef em Tangará da Serra

Após a abertura do evento, os participantes se dividiram em 7 grandes grupos temáticos e tiveram duas horas para definirem entre si propostas que foram apresentadas e aprovadas em plenária. A partir dessas propostas, o Poder Executivo desenvolverá ações nas áreas de educação, saúde, assistência social que atendam a infância e a adolescência. “É a união da comunidade e da administração municipal na promoção de políticas públicas para nossas crianças”, finalizou o prefeito Vander Masson.

Sobre o Selo Unicef

O Selo UNICEF objetiva incentivar a implantação de políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município de Tangará da Serra concorda em implementar a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada. Com destaque para a maior participação popular.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os direitos da criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 2.023 municípios de 18 Estados brasileiros aderiram ao Selo UNICEF. Entre eles, Tangará da Serra.

Participação

O evento contou com a participação do prefeito municipal, Vander Masson, da primeira-dama, Silvana Ló Masson, dos secretário de Educação, Vagner Constantino, de Saúde, Gicelly Zanatta, e de Assistência Social, Marcia Kiss, bem como do vereador Professor Sebastian e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sargento PM Wellington Fabiano da Silva.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação