Juiz de Direito orienta assessores de imprensa sobre atuação em período eleitoral

As condutas vedadas no período eleitoral foi o tema da primeira palestra do Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso, que teve início nesta quinta-feira (31), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O assunto foi abordado pelo Juiz de Direito, Antônio Peleja Júnior, autor de diversas obras jurídicas e ampla experiência na justiça eleitoral. Peleja orientou os assessores sobre os procedimentos a serem adotados pelo setor de comunicação na divulgação institucional das ações do município.

O evento, que é promovido pela Academy Brasil e MPX Brasil, com o apoio da AMM, segue até esta sexta-feira (1), com várias palestras sobre comunicação na área pública.

“As assessorias de imprensa exercem um papel fundamental e são os pilares da democracia. Temos que distinguir o momento que o servidor público tem que se guiar pelas normas, pois o assessor de imprensa, no horário de expediente, não pode exercer atividade política partidária, e não pode exercer assessoria de campanha. É necessário fazer essa linha distintiva fora do expediente. Em período de férias, é permitido essa atividade de assessoria ”, assinalou Peleja.

Segundo o Juiz, como cidadãos os assessores podem expressar suas opiniões políticas, “Inclusive na internet. O que não pode é fazer impulsionamentos, é necessário ter atenção pelo fato da assessoria ter quase que uma dedicação exclusiva. Três meses antes a propaganda eleitoral é proibida”, frisou.

A programação do Encontro de Assessores terá continuidade nessa sexta-feira (01), a partir das 8h, com as seguintes palestras:

1º de abril (sexta-feira)

8h - Sites e Portais Transparência das Prefeituras

Palestrante: Ceo da MPX Brasil, Marcos Paulo de Oliveira Silva

9h - A Importância do Rádio e da Televisão

Mídia Training

Palestrante: Jornalista, Professor e Escritor, Elias Neto

10h - A Publicidade e a Mídia

Palestrante: Executiva da Agência DMD Comunicação, Débora Nunes

11h - Serviços Oferecidos aos Municípios

Apresentação: Gerente de Comunicação da AMM, Malu Sousa

12h - Encerramento

Fonte:Agência de Notícias da AMM