Moradores precisam atualizar CadÚnico para terem direito a descontos na conta de luz

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício concedido pelo Governo Federal, mas que muitas pessoas desconhecem. A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), está desenvolvendo um amplo trabalho para localizar as famílias que tem direito a esse benefício. Com ele, o cidadão poderá ter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, mas para isso é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

A secretária de Assistência Social do Município, Márcia Kiss, explica que tem direito ao benefício: famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social); famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, com portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica.

“É muito importante que as pessoas estejam com o Cadastro Único atualizado, pois agora, de forma automática, após análise dos dados do CadÚnico, o Governo vai conceder descontos proporcionais às pessoas na conta de energia mensal. Imagina, receber descontos que podem ser de 10 a até 65%”, relatou a secretária.

Márcia Kiss explica que para manter as informações do CadÚnico atualizadas basta o cidadão ir a um dos CRAS do Município a cada dois anos no máximo. “Hoje, em tempos tão difíceis que a gente tem enfrentado, e você conseguir um desconto de 65% de energia é muito importante. E não há custo algum para o beneficiário, basta vir a um dos CRAS e fazer a atualização dos dados no Cadastro Único”, continuou.

“Então, eu convido a todos os moradores que se enquadram nesses requisitos, que procurem o CRAS mais perto de sua casa, com documentos pessoais e com a conta de energia, que a gente atualiza o seu cadastro e em breve, automaticamente, você vai ter esse desconto”, pontuou. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município estão localizados nos seguintes bairros: Vila Araputanga, Jardim Rio Preto e Jardim Monte Líbano.

Cadastro Único

O CadÚnico é uma plataforma do Governo Federal em que são inseridos dados pessoais sobre renda, moradia, entre outros, da população cadastrada. É com base nas informações deste sistema que é gerado o Número de Inscrição Social (NIS), critério para acesso aos benefícios e programas sociais Federais, Estaduais e Municipais, como o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Ser Família Emergencial, Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, moradia (Casa Verde Amarela), dentre outros.

Tarifa Social de Energia Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) dá direito a descontos progressivos na conta de luz mensal de até 65%, concedido aos primeiros 220 kWh de consumo, para clientes residenciais cadastrados nos programas sociais CadÚnico ou BPC do Governo Federal. O desconto varia de acordo com a faixa de consumo de energia da residência.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação