Marfrig integra Índice de Carbono Eficiente da B3

Por suas práticas ESG, companhia está pelo segundo ano consecutivo no ICO2 B3

São Paulo, 5 de janeiro de 2022 – A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, integra a carteira do Índice Carbono Eficiente da Bolsa de Valores da B3 (ICO2 B3), a bolsa de valores do Brasil, pelo segundo ano consecutivo.

Compõem a carteira as empresas que elaboraram seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aderiram formalmente à iniciativa do índice, reportando suas informações à B3 em 2021. Divulgada ontem (4), a carteira é a maior já registrada para o índice desde sua criação (2010) e reúne 67 ações de 64 companhias de 29 setores. Juntas, elas somam mais de 2,89 trilhões de reais em valor de mercado, 63,64% do valor total de mercado das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento de 30 de dezembro de 2021.

“Manter a nossa posição em um índice tão representativo como o ICO2 B3 revela que os nossos esforços são efetivos e trazem resultados para todos os nossos stakeholders”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig. “Fazer parte do índice é também uma grande responsabilidade. Não temos linha de chegada. Estamos em um processo contínuo e crescente, cuja meta é aliar produção sustentável e desenvolvimento da agropecuária."

O peso de cada ação no índice considera o valor de mercado do “free float” (ativos que estão em circulação) e a razão entre as emissões de gases de efeito estufa informadas no inventário para o ano-base (medidas em toneladas de CO2 equivalente – tCO2e). Considera também a receita bruta reportada nas demonstrações financeiras padronizadas apresentadas no Brasil relativas ao mesmo ano-base.

Verde+

A manutenção da Marfrig na carteira do ICO2 B3 é resultado da consistência de suas políticas e práticas ESG, sobretudo na frente ambiental. A principal iniciativa nessa área é o Plano Marfrig Verde+, lançado em 2020 com objetivo de estabelecer uma cadeia de produção 100% rastreada e livre de desmatamento. Em pouco mais de um ano, o Marfrig Verde+ obteve resultados como o mapeamento de 62% dos produtores diretos e indiretos na Amazônia e 47% no Cerrado, e reincluiu 1.977 fornecedores, que se adaptaram aos critérios socioambientais estabelecidos pela Marfrig.

Há avanços concretos também nas metas de redução das emissões de metano, principal gás de efeito estufa na pecuária em função da fermentação entérica dos animais. A Marfrig foi a primeira companhia do setor a incluir esse item no escopo 3, submetendo a sua meta de redução ao Science Based Targets. A meta é reduzir 33% das emissões do escopo 3, incluindo metano, até 2035, tendo 2019 como ano base para esse cálculo. Já nos escopos 1 e 2, a meta é reduzir as emissões absolutas (tCO2e) em 68%, tendo 2019 como ano base.

Até 2030, a Marfrig investirá 500 milhões de reais em ações do Plano Marfrig Verde+.

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 79,7 bilhões de reais nos últimos 12 meses (3T21) e capacidade diária de abate de mais de 30.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Fonte: Cecília Panizza - NOVA PR