Projeto de restauração da Casa de Rondon é aprovado pelo Governo do Estado

O projeto “Casa de Rondon”, elaborado por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Tangará da Serra (Secultur), é um dos contemplados no Edital MT Preservar, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Mato Grosso (Secel/MT).

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do Município, Welington Machado Rondon, o projeto tangaraense vai receber um financiamento de 300 mil reais para obras de restauração deste importante patrimônio histórico e cultural de Tangará da Serra e Mato Grosso.

A Casa de Rondon foi tombada como patrimônio histórico e cultural de MT em 2012. A casa, construída em 1906, fica no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, e servia como uma das bases para a comitiva do Marechal Cândido Rondon, que era responsável por levar linhas telegráficas para o Oeste do País.

A arquitetura da casa guarda detalhes da época em que foi construída. Nas paredes é possível ver os tijolos de adobe, uma mistura de barro e capim. A casa sofre com a ação do tempo, pois nunca foi reformada. Com o recurso aprovado pelo Município junto ao Estado será possível desenvolver um projeto amplo de restauração desse patrimônio.

O Edital MT Preservar, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, foi realizado, através de processo de Seleção de Propostas, com o intuito de destinar recursos para o financiamento da recuperação de imóveis públicos e privados de MT, visando a preservação do patrimônio cultural mato-grossense.

Fonte: Assessoria de Imprensa