Primeira-dama avalia como positivo 1º Seminário de Políticas Públicas para e com as Mulheres

Realizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres (GPM), o Seminário Políticas Públicas para e com as Mulheres foi um sucesso. Em pauta a necessidade de apoiar a inclusão de políticas públicas para mulheres no âmbito do Município de Tangará da Serra, oportunizando à mulher tangaraense um momento de estudo e reflexão sobre sua condição na sociedade e o processo necessário para que alcance uma vida mais digna e livre.

O evento, ocorrido nesta quarta-feira, dia 20/10, no IFMT Campus Tangará da Serra, contou com palestras, mesas de debates e eixos temáticos. A abertura oficial foi feita pela primeira-dama e coordenadora do GPM, Silvana Ló Masson, idealizadora do Seminário. A primeira dama de Sinop e presidente da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Scheila Pedroso da Silva, participou do evento.

Cerca de 60 pessoas acompanharam o evento presencialmente e aproximadamente 1.000 online, através dos canais no Youtube das instituições envolvidas.

Silvana Masson avaliou o evento como positivo e importante para a construção em Tangará da Serra do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. “Minha gratidão pelo evento ter envolvido tantas autoridades, de todo o Estado e federais, conseguimos trazer para Tangará da Serra, presencial e online, especialistas para o desenvolvimento de um plano de políticas públicas para mulheres, tenho certeza que todas as mulheres que estavam lá fizeram as escolhas certas, com sugestões que vão contribuir para elaboração do nosso plano”, destacou Silvana.

Algumas sugestões, segundo Silvana, já estão no Plano de Governo e outras serão inseridas, pois vão de encontro às necessidades e anseios da mulher tangaraense. “Lembrando que o plano de políticas públicas não é construído sozinho, precisamos do apoio da comunidade, pois é a comunidade que sabe exatamente aquilo que precisa, aquilo que precisar mudar, que precisa melhorar”, pontuou.

O prefeito Vander Masson, ao comentar sobre a importância e a magnitude do evento, agradeceu a todos os presentes e destacou a atuação da primeira-dama a frente das políticas públicas para mulheres em Tangará da Serra. “Quero parabenizar a minha esposa e primeira-dama pela condução que tem dado às políticas voltadas para as mulheres em Tangará da Serra. Fomos eleitos com um slogan ‘é tempo de união’ e estamos mantendo esse espírito de união, prova disso é um evento como esse, onde estão reunidos tantos segmentos, tantas áreas e tantas instituições. Parabéns Silvana por manter essa união e trabalhar com nosso slogan de governo que é fazer uma gestão humana e empreendedora”, disse.

O evento teve em sua programação palestras com a juíza Edna Ederli Coutinho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), com a desembargadora Maria Erotides Kneip, do TJMT, com Viviane Dutra, Secretária Nacional Adjunta de Políticas para Mulheres (SNPM – MMFDH), Mesa de Debates com foco na construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (PMPPM), com a doutora Marines da Rosa, doutora Fátima Lima e doutor Raimundo França, da Unemat.

Autoridades presentes

Estiveram presentes no evento a vice-presidente do Tribunal de Justiça e coordenadora do CEMulher, Maria Aparecida Ribeiro, a Primeira-dama de Sinop e presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Scheila Pedroso da Silva, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, a Secretária de Estado da Assistência Social, Rosamaria Carvalho, representando a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, a vereadora Elaine Antunes de França, o vereador Sebastian Ramos, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, subtentente Miriam Ferraz Berbel Balmer, secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Adorno, a presidente do Conselho de Assistência Social, Patrícia Ribeiro, a presidente da Coopertan, Bárbara Maria do Prado, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Gouveia e a presidente da SerraPrev, Laura Pereira.

Realização e apoio

O Seminário contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Cultura e Turismo de Tangará da Serra/MT, com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso – TJMT, Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso APDM/MT, Instituto Federal de Mato Grosso Campus Tangará da Serra, Unemat e demais parceiros.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotografias: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação