Adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidade serão vacinados nesta terça em Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra entra em nova fase do Plano Municipal de Imunização. Nesta terça-feira, dia 05/10, das 15h às 17h, serão vacinados os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que possuem alguma comorbidade, de acordo com Plano Nacional de Operacionalização contra o Covid-19.

De acordo com a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta, o Município tem 528 doses disponíveis para vacinar esse grupo. A vacinação acontecerá no Centro Cultural.

Um responsável, maior de idade, deve acompanhar o adolescente que terá que apresentar carteira de vacinação, documento pessoal com CPF e laudo médico indicando a comorbidade, que deve estar inclusa no quadro de patologias do Plano Nacional de Operacionalização contra o Covid-19, que são: Diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HRV), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças a aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos (HIV, doenças reumáticas, etc), hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática A, B ou C.

Após a imunização desse grupo, a Secretaria de Saúde passará a vacinar os demais adolescentes, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação