Tangaraense que atua no Ministério da Ciência e Tecnologia é homenageada pelo prefeito

O prefeito Municipal, Vander Masson, concedeu na manhã desta segunda-feira, dia 06/09, a Comenda da Ordem do Brasão, à professora de Tangará da Serra, Silvana Copceski Stoinski, coordenadora-geral de Popularização da Ciência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ela trabalha ao lado do ministro e astronauta, Marcos Pontes.

A Comenda da Ordem do Brasão é a mais importante homenagem oficial concedida pela Prefeitura de Tangará da Serra a personalidades que desenvolveram ou desenvolvem ações que levam e engrandecem o nome do Município nas mais diversas áreas: política, cultura, educação, esporte, ciência, tecnologia, desenvolvimento, etc.

“Para nós é motivo de orgulho ter a professora Silvana como filha de Tangará da Serra. Uma pessoa que contribui muito com a nossa educação, com as nossas crianças e leva o nome da nossa cidade para o Brasil e o mundo”, destacou o prefeito.

A professora Silvana Copceski Stoinski é formada em Matemática e desenvolve há 10 anos alguns dos mais importantes projetos na área de astronomia e astronáutica no Brasil, incluindo ações, eventos, feiras, seminários e congressos com alunos de escolas públicas de Tangará da Serra, que ganharam repercussão nacional e internacional, com reconhecimento da NASA (Agência Espacial Americana), do Observatório de Virgínia (Estados Unidos) e da IASC (projeto internacional de caça a asteróides).

“Estou muito emocionada, não esperava por isso. Minha gratidão ao prefeito Vander, a Silvana [primeira-dama], ao secretário [de Indústria e Comércio] Sílvio Sommavilla pelo reconhecimento. Tangará da Serra tem muitos professores e alunos maravilhosos, de grande inteligência, e valorizando essas pessoas teremos muitos projetos e ações na área da Ciência e Tecnologia aqui. Estou à disposição de Tangará da Serra em Brasília”, disse a professora, ao receber a medalha e bóton da Comenda da Ordem do Brasão. Além disso, ela recebeu do prefeito, da primeira-dama, Silvana Ló Masson, e do secretário Sommavilla, mimos com símbolos que representam Tangará da Serra: arco e flecha e tiara artesanais dos indígenas Haliti Paresi e peças de cerâmica produzidas por artesãos do Distrito de Progresso.

Como professora da rede pública em Tangará da Serra, Silvana provocou a paixão pelo espaço, pela astronomia e pela ciência em centenas de crianças e adolescentes. Na Escola Plena Estadual Ramon Sanches Marques, a professora desenvolveu, ao lado de parceiros, alguns dos maiores e mais relevantes eventos da área no Brasil, como a Feira de Sustentabilidade, o Seminário Internacional de Divulgação Científica e o desenvolvimento de projetos de popularização da astronomia e astronáutica, com conquistas internacionais, oportunizando a alunos bolsas CNPQ, viagens internacionais e encontros com o mais importante astronauta do país, Marcos Pontes, que ocupa o cargo de ministro de Ciência, Inovação e Tecnologia no Governo Federal.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação