Secretário destaca assinatura de protocolo de intenções entre Unemat e Sementes Feltrin

Um projeto de melhoramento genético desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com apoio da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), passa a integrar o portfólio de uma das principais empresas de sementes do Brasil, a Feltrin. A assinatura de um protocolo de intenções para o desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de uma variedade de maracujá solar, com tecnologia tangaraense, ocorreu nesta segunda-feira, dia 27/09, no campus da Unemat.

O secretário municipal de Agricultura, Rogério Rio, acompanhou o evento que ele classifica como um marco histórico para Tangará da Serra. “Tangará da Serra sai do patamar de produtor e passa para o estágio de melhoramento genético. Além de sermos referência na produção, estamos nos tornando referência em tecnologia e qualidade. Quero parabenizar a Unemat, através do professor Willian Krause, pelo trabalho de pesquisa buscando sempre melhorar a nossa produção”, destacou.


As sementes da variedade de maracujazeiro azedo, cujo melhoramento genético vem sendo desenvolvido pelo Curso de Agronomia da Unemat desde 2009, é mais resistente à pragas e doenças e está adaptada ao clima da região. O resultado é surpreendente. O pesquisador Willian Krause, professor da Unemat, conta que enquanto a produtividade de outras variedades em Mato Grosso é de 15 toneladas por hectare, a nova cultivar chega a produzir 23 toneladas por hectare.

“Isso traz um material mais adaptado para o produtor e consequentemente mais produtivo, se ele tá produzindo mais na mesma área, ele vai ganhar mais. Para a Universidade é importante porque temos aqui uma das maiores empresas do Brasil vindo até Mato Grosso, até Tangará da Serra, buscar tecnologia e parceria, isso mostra a capacidade da Unemat em gerar pesquisa, tecnologia e melhoramento”, disse.

Variedade de Mamão

Além da assinatura do protocolo de intenções para continuidade no desenvolvimento da pesquisa entorno da semente de maracujá, foi assinado outro protocolo de intenções para dar início ao programa de melhoramento genético do mamão. Os trabalhos serão desenvolvidos pela Unemat, com apoio da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e parceiros.

Participação

Participaram do evento, o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, Luciano Gomes Ferreira, da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAF) e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação