Especialistas oferecerão capacitação para recuperação de nascentes na cabeceira do Rio Queima-pé

Acontece a partir do dia 20 de setembro, segunda-feira, uma série de ações com foco na recuperação de nascentes de rios e córregos de Tangará da Serra, especialmente a nascente do Rio Queima-pé, principal responsável pelo abastecimento da cidade. As atividades incluem capacitação com aulas práticas sobre o tema com Quirino Kesler, diretor de Meio Ambiente do Município de São José das Palmeiras (PR), que já coordenou os trabalhos de recuperação de mais de 100 nascentes, através de parceria com o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

Para o desenvolvimento das ações, a Estrada da Cabeceira do Rio Queima-pé, nas proximidades da Comunidade Vale do Sol, estará interditada entre os dias 20 e 26 de setembro.

O engenheiro agrônomo Décio Elói Siebert, do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba), explica que uma série de atividades serão desenvolvidas na cabeceira do Rio Queima-pé. Inicialmente, segundo ele, será realizada a limpeza da mina/nascente. “Caso haja necessidade, o serviço inicial pode ser feito com o auxílio de máquinas, depois é feito manualmente para se encontrar o ‘olho d’água’, que deverá ser totalmente limpo para aumentar a vazão”, explicou.

“Em seguida”, segundo Décio, “se constrói uma barreira com pedras marroadas e solo-cimento para aumentar o depósito de água, posteriormente, a vala é preenchida com pedra marroada e no final joga-se cal virgem para desinfecção em cima das pedras. Após, coloca-se uma lona preta e cobre-se com solo-cimento e terra para voltar a nascer a vegetação, na barreira construída, são colocados canos de PVC rígido para escoamento da água para posterior distribuição”, completou.

Parceiros

O projeto é desenvolvido pelo CBH Sepotuba e Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), com apoio do Rotary Club Cidade Alta, Governo do estado, SAMAE, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato Rural e Fazenda Santa Amália.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação