ARTIGO - Meu primeiro 7 de Setembro

* Rebeca de Jesus*

Em uma carta ao seu marido, D. Leopoldina diz: “ o Brasil está com você, o Brasil será uma grande nação em suas mãos”. Dom Pedro, movido pelo forte amor à terra em que cresceu e vendo a necessidade política de independência da corte portuguesa, movido pela influência de José Bonifácio e Maria Leopoldina, fez, enfim, o que se precisava, proclamou a Independência do Brasil.

Quase 200 anos depois, o Brasil grita mais uma vez, liberdade. Agora tomado pelo espírito do usufruir da liberdade, do poder de usar a voz, a crítica, a opção, o voto. No dia 7 de setembro de 2021, multidões foram às ruas gritando liberdade para o povo brasileiro.

Para mim, quase que como meu primeiro 7 de setembro. Nunca vi nada igual antes. Nunca vi tantas bandeiras e tantos atos de patriotismo. Sem brigas, sem ofensas, sem discórdia. Aqueles que se manifestaram eram unidos por um sentimento, que não é o líder do país, mas o sentimento de lutar pelo bem de todos.

Se hoje defendemos a liberdade é para que amanhã nossos filhos possam usufruir dela. E isso é algo que todos precisam ver e entender.

O vilão é a informação. Informação desenfreada, errada ou mal-intencionada. Num mundo de tanta informação temos que procurar, quase escavar qual é a informação verdadeira.

Assim, acredito nos meus olhos. Meu primeiro 7 de setembro nas ruas mostraram um Brasil que está de olho na política nacional, que quer muito um futuro brilhante para a nação, que se importa mais com o direito de todos do que com o individual, que está consciente dos desmandos jurídicos políticos recentes e que não foge à luta.

Desta forma, como Leopoldina e Bonifácio, vemos um Brasil gigante que está maduro, e que fará o possível para ser uma nação livre e respeitada entre as outras, mas que não negociará a sua voz, nunca mais.

A voz do coração verde e amarelo agora é, liberdade.

*Rebeca de Jesus é Advogada Tributarista - E-mail: [email protected]