Prefeitura inicia transposição de água do Córrego Russo para a ETA Queima pé

A Prefeitura Municipal, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), deu início nesta quinta-feira, dia 26/08, à transposição de água do Córrego Russo para as represas que abastecem a Estação de Tratamento de Água de Tangará da Serra (ETA Queima pé). São cerca de 150 mil litros de água captadas por hora, o suficiente para suprir 15% do abastecimento da cidade.

O prefeito municipal, Vander Masson, o diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Brito, os vereadores Nivaldo Leiteiro e Elaine Antunes, além do secretário de Meio Ambiente, Magno César Ferreira, e o superintende de Governo, Alysson Vargas, estiveram na represa do Córrego Russo na manhã de hoje, acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela equipe de servidores do SAMAE. Emissoras de TV registraram o acontecimento, que marca importante momento na busca pela garantia de abastecimento de água para a população.


O prefeito Vander Masson, durante entrevista coletiva, explicou que diante do quadro crítico de estiagem, de uma seca apontada como a mais severa dos últimos 50 anos, decidiu tomar medidas com antecedência para minimizar os impactos à população. Ele relatou que a captação de água do Russo não é a solução definitiva para o problema, mas atenderá parte da demanda atual da cidade.

“Estamos tomando medidas com antecedência, em agosto e não em novembro como no passado, estamos nos antecipando à crise hídrica que se anuncia. Estamos fazendo essas ações para evitar que o caos se repita, como em anos anteriores. Nossa meta é garantir abastecimento, mesmo que com racionamento, à toda a população. Não queremos que se repitam cenas como as de 2016 e de 2020, com as pessoas buscando água no reservatório da Vila Alta e em outros locais, com caixas d’água e tambores nas carrocerias de veículos e carretinhas”, disse.

O prefeito voltou a pedir a conscientização da população, que faça sua parte, economizando e evitando o desperdício. "Teremos que continuar com o racionamento, usando água com consciência, com a população não lavando calçadas, molhando grama e lavando veículos com mangueira. Precisamos trabalhar juntos para passar essa temporada de crise hídrica unidos, cada um fazendo a sua parte", enfatizou Masson.

Ao comentar sobre as burocracias e a morosidade no setor público, que dificulta a execução de projetos com mais agilidade, o prefeito agradeceu à Câmara Municipal, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e à comunidade em geral. "Quero agradecer à Promotoria e à SEMA, que já estão entendendo as nossas necessidades e nos dando condições para fazer essa transposição, assim como a Câmara Municipal, que tem sido nossa parceira nessas ações”, destacou.

"A cidade não pode ficar sem água e nós não podemos ficar parados no tempo, esperando por leis e regulamentos enquanto a população precisa de água em suas torneiras. Com fé em Deus vamos passar esse período de estiagem com o abastecimento regular, sem se repetir cenas que aconteceram no passado”, disse o prefeito.

Processo de transposição

O diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, explicou que a equipe da autarquia instalou um conjunto de equipamentos às margens da represa do Córrego Russo, composto por um motor, cedido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, e por uma bomba d’água nova, adquirida pelo SAMAE especialmente para essa necessidade.

O conjunto capta e bombeia cerca de 150 mil litros de água do Córrego Russo, passando por um tubulação subterrânea, e chegando até a cabeceira do Córrego Uberaba, por onde segue (por gravidade) até a represa do Rio Queima pé.

"É um conjunto apropriado para fazer esse tipo de serviço, com capacidade de mandar aproximadamente 150 mil litros de água por hora do Russo para a ETA Queima pé. A tubulação tem cerca de 2.800 metros, entre o Russo e o Uberabinha, e mais cerca de 3 quilômetros até o Queima pé, passando pela Fazenda Colorado e pelas fazendas do Levir Delcaro e do Chico Bigolin”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Brito, reiterou que o Legislativo Municipal é parceiro do Executivo nessas ações que visam tão somente garantir o abastecimento de água para a população de Tangará da Serra. Ela destaca a antecipação da gestão municipal em adotar medidas emergenciais. "O prefeito Vander se antecipou, buscou dia e noite alternativas para evitar que haja impacto muito grande no fornecimento de água para a nossa população”, disse.

Redução de tarifa

O prefeito Vander Masson informou que o diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, protocolou na semana passada documento junto ao Poder Judiciário solicitando reunião com a Justiça para apresentar proposta que visa reduzir o preço da tarifa de água durante o período de racionamento.

"Não é justo a população pagar o mesmo preço na tarifa de água em um momento de racionamento. Vamos buscar acordo junto à Justiça e ao Ministério Público para podermos reduzir o valor da tarifa da água nesse período de racionamento”, contou. A reunião já está agenda para o dia 31 de agosto, próxima terça-feira, às 14 horas.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação