Prefeito se reúne com vereadores e apresenta avanços em projeto de captação de água do Rio Sepotuba

O prefeito municipal, Vander Masson, se reuniu com os vereadores no final da tarde dessa segunda-feira, dia 23/08, na Prefeitura, para apresentação dos avanços em relação a captação de água do Rio Sepotuba. Participaram da reunião, além dos vereadores, o diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, e o engenheiro Luiz Roberto Henriques Marques, gerente técnico do SAMAE, responsável pelo projeto.

Nesses quase oito meses de gestão, o prefeito fez diversas reuniões com os parlamentares para apresentar vários projetos de interesse da população tangaraense. “Pela segunda vez apresentamos o projeto de captação de água do Sepotuba e debatemos sobre o abastecimento de água em nossa cidade”, disse o prefeito.

A meta, de acordo com o prefeito, é iniciar a licitação para compra da tubulação, de válvulas, registros e outros equipamentos, já nos próximos dias. “Nossa meta é ousada e precisamos dar celeridade no processo licitatório para adquirirmos os tubos e já dar início nas obras ainda este ano e no máximo em junho de 2022 já termos tudo pronto para captar água do Sepotuba”, detalhou.

O prefeito pede a compreensão da população, pois todo o processo depende dos trâmites burocráticos, o que inclui licenças ambientais e licitação de materiais, equipamentos e mão de obra para execução do projeto, o que no setor público é moroso e demorado, mas esses trâmites precisam e estão sendo cumpridos.

“Desde o início do ano, nossa equipe se dedicou diariamente para dar celeridade nesse processo, que como disse é moroso, demorado e que precisa ser feito com responsabilidade ambiental e com o dinheiro público. Tenho certeza que, com apoio dos 14 vereadores, do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e da comunidade vamos resolver esse problema definitivamente”, completou Vander.

Enquanto ocorrem os trâmites para captação das águas do Rio Sepotuba, o Município tem executado uma série de medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água. Uma dessas medidas, segundo o prefeito, é a transposição de água do Rio Russo.

“Já está instalada a tubulação adutora para transposição de água do córrego Russo para o Uberabinha que alimenta a represa do SAMAE. Essa transposição iniciou no último dia 17 e está em fase de ajustes, esperamos que essa atitude antecipada da nossa gestão reduza os impactos de abastecimento de água este ano”, explicou Vander.

O prefeito explica ainda que o Município está se preparando para fazer a captação de água do Rio Sepotuba de forma emergencial, ainda este ano, se necessário. “Caso esta ação de captar água do Rio Russo não seja suficiente pra amenizar a crise hídrica iminente, temos a possibilidade de instalar uma adutora provisória de 200 milímetros para trazer água do Sepotuba ainda este ano”, pontuou.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação