ARTIGO: 11 de Agosto - Dia do Advogado

*Por: Elisangela Sanches Ferreira de Andrade*

No dia 11 de agosto é comemorado o dia do Advogado, pois nesta data, no ano de 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, eis que D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Assim, em homenagem a criação das primeiras faculdades brasileiras de Direito, se comemora o dia do Advogado.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, porém existem momentos que essas relações ficam fragilizadas ou estremecidas, havendo descumprimento das normas.

Quando isso ocorre, entra o trabalho do Advogado, que é o de nortear e representar seus clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal, na busca do equilíbrio e da Justiça.

Advogar não é simplesmente aplicar as leis, é entender de pessoas e seus anseios, seus sonhos e frustações, é o ver além do que parece ser, entender os sentimentos na busca da resolução das demandas apresentadas.

A Missão do Advogado está sempre pautada pelos ideais de liberdade, igualdade e a busca incessante pela Justiça.

O Advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

Nos dias atuais estamos vivendo um cenário nunca antes imaginado.

A Pandemia veio para mudar as relações humanas e profissionais, atingindo a todos sem um aviso prévio, e foi neste misto de caos, medo, desespero e fé que todos nós tivemos que nos reinventar.

Parece clichê ou frase feita, mas toda a humanidade se viu atingida de uma forma ou de outra frente ao novo.

Nesse dia em que comemoramos o dia do Advogado, nosso sentimento é de respeito e esperança.

Respeito à todas as famílias que foram atingidas pela Pandemia que nos assola, seja pela perda de um parente, do trabalho, da sua moradia, da sua dignidade, ou qualquer outra forma de sofrimento.

Esperança, pois temos a certeza de que tudo irá ser melhor, que nossos sonhos e desejos serão realizados, mas não se enganem, não seremos mais os mesmos, não voltaremos ao “normal”, mas seguiremos diferentes, todos com suas experiências e sentimentos, porém firmes, com fé inabalável de que o Futuro nos trará muitas alegrias e realizações.

Feliz dia dos Advogados a todos os Colegas, que juntos possamos construir e contribuir para uma Sociedade mais justa e fraterna.

*Elisângela Sanches Ferreira de Andrade, é Advogada - OAB/MT 15.154 - 10ª Subseção Tangará da Serra - MT