Circuito do Cuidado encaminha moradores em situação de rua para albergue e clínicas de reabilitação

Nesta quinta-feira, dia 15/07, uma equipe, composta por profissionais da Assistência Social, da Secretaria de Saúde e do Instituto Hair Brasil, foram às ruas levando atendimento humanizado, carinho e oportunidade a essas pessoas, que vivem em locais como a Praça da Bíblica, Praça dos Pioneiros, Terminal Rodoviário e Feira do Produtor.

Seis deles foram atendidos pelos profissionais, tomaram banho, receberam alimentação, corte de cabelo, kits de higiene pessoal, roupas e fizeram teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). “Nosso objetivo é levar um pouco de atenção e carinho para eles”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Adorno.

Os seis moradores foram encaminhados para o Albergue Municipal e terão a oportunidade de receber atendimento psicossocial e, se aceitarem, poderão ser encaminhados para clínicas de reabilitação, onde passam por tratamento contra dependência de álcool e drogas. Um deles teve a família localizada. Os familiares foram até a rodoviária enquanto o projeto ocorria e, em momento de grande emoção, reencontraram o ente querido, que foi levado para casa.

A secretária Ana Lúcia explica que o trabalho faz parte do plano de ação da gestão municipal. “O prefeito Vander Masson tem em sua administração o foco no atendimento humanizado da nossa população. Estamos fazendo essas ações voltadas ao bem-estar social da nossa comunidade”, disse, explicando que ações do tipo serão feitas todos os meses.

Em tratamento

Com o Circuito do Cuidado, que visa atender os moradores em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social encaminhou nas últimas semanas quatro pessoas para clínicas de reabilitação do município. Eles recebem atendimento humanizado e passam por tratamento contra a dependência. De acordo com a secretária, os resultados são surpreendentes. “Acompanho eles sempre, o processo de reabilitação de cada um deles. Hoje já são outras pessoas, e isso deixa a gente muito feliz, ver que o trabalho da gestão está surtindo o efeito desejado”, destaca.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação