Setor hoteleiro pede a senador apoio para prorrogação de prazos em financiamentos

Em pedido de apoio ao senador Wellington Fagundes, apontam consequências da pandemia como fator de redução da atividade

A possibilidade de inadimplência do setor hoteleiro para financiamentos captados durante o período da pandemia poderá ser tema de uma sessão plenária do Senado Federal. A sugestão é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que participou de uma reunião com o setor nesta quinta-feira (18.03). No início da pandemia, o setor registrou uma redução de 80% nas taxas de ocupação. Hoje, com a segunda onda, essa taxa é de até 95%, ameaçando a viabilidade da atividade.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria (ABIH), explica que todas as reservas financeiras das empresas do setor já se esgotaram e sugere a suspensão das parcelas de várias linhas de financiamento, como o FCO (Fundo do Centro-Oeste), Fungetur (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

“É uma situação de emergência”, diz Bruno Delcaro, vice-presidente da ABIH. “Muitos hotéis e pousadas não têm como pagar essas parcelas”, diz.

O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, informa que a solicitação inicial é uma reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco do Brasil e Ministério do Turismo.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, ressaltou que o setor está em crise em todo o país e os empresários necessitam da suspensão dos pagamentos até dezembro do próximo ano.

O assunto já foi levado ao conhecimento dos ministérios do Turismo, da Economia e do Desenvolvimento Regional. Em ofício, o senador sugere que sejam convocadas reuniões extraordinárias dos Conselhos Deliberativos da /sudeco, Sudene e Sudam, bem como do Conselho Monetário Nacional para tratar da prorrogação dos prazos de pagamento das parcelas de financiamentos.

O parlamentar pretende reforçar a situação do setor em conversas diretas com os ministérios em parceria com deputados federais e senadores de todo o Centro-Oeste, região onde predomina o turismo de eventos, bastante afetado pela pandemia.

Outra ação sugerida pelo parlamentar é a realização de uma sessão plenária do Senado Federal para ouvir o setor e representantes do governo federal. Outra sugestão é reunir as bancadas de deputados e senadores dos estados do Centro-Oeste e pedir uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional para definição de uma resolução que permita a prorrogação das parcelas vencidas e vincendas das linhas de financiamento.

Da assessoria