Lagoas de tratamento de esgoto da ETE e reator anaeróbico passam por limpeza e adequações

O prefeito municipal, Vander Masson, e o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Heliton Oliveira, acompanhados do coordenador de Operações Rurais da autarquia, Clesiomar Ferreira, o Goiano, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada próximo a região do Rio Ararão.

No local, o prefeito e o diretor do SAMAE vistoriaram os serviços de limpeza das lagoas antigas de tratamento de esgoto que passarão por readequações e reforma para posteriormente serem utilizadas. “Essas são as primeiras lagoas, que já não são mais utilizadas, vamos limpar e colocar nelas o sistema de geomembrana, e depois vamos utilizá-las para esvaziar as lagoas existentes hoje, que serão esvaziadas, limpas e reformadas”, disse.

As lagoas existentes e utilizadas hoje, que recebem o esgoto da cidade, necessitam de reforma urgente, principalmente nas geomembranas, um tipo de lona impermeabilizante utilizada na contenção dos rejeitos líquidos e sólidos que passam por tratamento para posteriormente serem devolvidos à natureza.

Reator anaeróbico

Além das lagoas de contenção de rejeitos, está sendo feita a limpeza do Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA), obra importante que está parada há alguns anos e será retomada e concluída pela gestão municipal. A previsão é de construir pelo menos outros dois reatores do tipo, equipamentos de grande eficácia no tratamento de esgoto.

Fonte: Assessoria de Imprensa