Aplicativo do Nota MT disponibiliza mais 3 milhões de novos itens para buscas no "Menor Preço"

Pesquisa é realizada em todo Estado e conta com 21 milhões de produtos em seu banco de dados

A ferramenta de comparação de valores, Menor Preço, que é disponibilizada no site e aplicativo do Nota MT, da Secretaria de Fazenda, acaba de ampliar sua base de dados com cerca de três milhões de novos itens. Isso foi possível a partir da inclusão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que é emitida na compra de bens de consumo duráveis como eletrônicos, celulares, televisores, que antes não apareciam nos resultados de pesquisas.

Lançada em julho de 2020, a ferramenta agora conta com mais de 21 milhões de itens que são comercializados em cerca de 100 mil estabelecimentos em seu banco de dados para buscas e comparações de preço. Dentre esses produtos, estão os bens de consumo não duráveis, ofertados em supermercados como arroz, um dos itens mais pesquisados no último mês, ficando atrás apenas de combustíveis.

O recurso de busca de menores preços se baseia em valores registrados em documentos fiscais emitidos, formando assim um banco de dados atualizado constantemente para que o consumidor possa comparar os valores praticados pelo mercado do item que pretende adquirir, ou ainda, procurar algum produto por proximidade de localização.

Para realizar a pesquisa o consumidor precisa estar cadastrado no Programa Nota MT e acessar o sistema Menor Preço pelo menu, tanto no site quanto no App e digitar o produto para busca ou fazer a leitura do código de barras. Ele pode também delimitar a pesquisa utilizando parâmetros como localização, período, valor máximo e mínimo.

Os resultados são organizados por menor preço, proximidade da palavra chave com descrição do produto, venda mais recente e localização mais próxima de onde está sendo realizada a busca. Baseado nas informações resultantes da pesquisa o consumidor poderá visualizar os valores e endereços dos locais que comercializam os produtos pesquisados.

É importante salientar que o ao Menor Preço não é vinculado aos sorteios do Programa Nota MT e por essa razão, o consumidor que não tem interesse em participar dos sorteios ou colocar o CPF em documentos fiscais, pode se cadastrar apenas para utilizar a pesquisa de preço.

Fonte: Janaína Arruda | Sefaz/MT