Homenagens e cortejo pelas ruas de Tangará da Serra marcam o adeus a Saturnino Masson

Amigos e familiares prestam últimas homenagens, com moda de viola e cortejo fúnebre em caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Tangará

O corpo do ex-prefeito de Tangará da Serra, Saturnino Masson, foi velado na quadra poliesportiva do Centro Municipal de Ensino José Nodari, na Avenida Ismael José do Nascimento até a manhã desta sexta-feira, 8.

O adeus a Saturnino Masson foi de muitas homenagens, entre elas modas de viola conduzidas por artistas locais – músicas que ele gostava, seguindo com cortejo fúnebre em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros pelas principais avenidas de Tangará. O feritro saiu da escola, seguiu até a rotatória do Big Master, descendo a Avenida Brasil, até o sepultamento no Cemitério Municipal Jardim da Paz, em Tangará da Serra.

Em respeito e em homenagem ao ex-prefeito, comerciantes fecharam suas portas durante a passagem do cortejo.

Pai do atual prefeito, Vander Masson (PSDB), Saturnino Masson morreu nesta quinta-feira, 7 de janeiro, aos 76 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. “Uma hora difícil, um momento de despedida, mas só quero lembrar do legado que ele deixou para nossa família e para Tangará da Serra”, se despediu, emocionado, Vander Masson, ao agradecer a todos pelas homenagens e palavras de conforto.

“Estamos nos despedindo de um homem bom, bom pai, bom avô, bom marido, bom empresário, bom político, que amava essa terra como ninguém. Um homem desprovido de vaidades. Em nome da Assembleia Legislativa compareci para prestar as últimas homenagens, merecidas e justas”, destacou o deputado estadual, Wilson Santos, presente no velório e sepultamento.

Saturnino passou, no dia 25 de dezembro, por uma cirurgia de vídeo para retirada de uma diverticulite, que é uma inflamação na parede interna do intestino, permanecendo hospitalizado até o início do ano, em Cuiabá. Após receber alta médica, ele se recuperava em casa, onde teve o infarto nesta quinta.

Saturnino deixa três filhos – Vander, Rose e Mara, netos e bisnetos, além de milhares de amigos que conquistou durante toda sua caminhada.

História - Saturnino chegou ao Mato Grosso com apenas 18 anos

Filho de Ângelo Masson e Rosa Priotto, Saturnino Masson é quarto descendente de uma grande família, que no Estado de Mato Grosso fez uma linda história. Nascido na cidade de Tanabi, em São Paulo, Saturnino Masson ficou no município até completar oito anos, quando a família se mudou para Jales, ficando lá por mais 10 anos.


Em 1963 novamente uma mudança. A família toda decide mudar-se para Mato Grosso, especificamente para o município de Nova Olímpia. Por sete anos Saturnino Masson residiu na vizinha Nova Olímpia, quando, em 1970, já casado, se muda para Tangará da Serra, enquanto os irmãos e pais, permaneceram na cidade.

A mudança para o município foi motivada por um convite do Governo do Estado de Mato Grosso para gerenciar a Companhia de Armazéns e Silos (Casemat) – extinta e incorporada à Empaer em 1998. Neste serviço ficou cerca de um ano, quando então, vislumbrando um nicho de mercado em crescimento, investiu naquela que se tornou a empresa Alimentos Masson.

Empresário do setor agrícola, ele entrou para a política pública há mais de 30 anos. Desde então, já exerceu os cargos de vice-prefeito (1989-1992), prefeito (1993-1996/2011-2012), suplente de deputado federal (2007-2011), e deputado estadual (2015-2018) pelo Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB). Atualmente, Saturnino era suplente de deputado estadual.

Como prefeito municipal por duas vezes, em sua administração Saturnino construiu o primeiro hospital público do Município, além de postos de saúde e rede de esgoto. Os primeiros 20 quilômetros de esgotamento da cidade foram construídos, durante a atuação dele como administrador, na década de 1990, e quando reassumiu como prefeito, por mais dois anos, também em Tangará da Serra, completou os 70% da atual rede de esgoto da cidade.

Saturnino Masson trabalhou também por Mato Grosso, como deputado Federal e Estadual. Como suplente de Federal, ele exerceu o mandato na Legislatura 2007-2011, e assumiu a cadeira de 13 de março a 11 de julho de 2008, em virtude do afastamento da Deputada Thelma de Oliveira.

Já como deputado Estadual, eleito com 16.262 votos pelo PSDB, exerceu mandato completo de 2015 a 2018 e atualmente – 2019/2022, era primeiro suplente do partido.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS