ARTIGO - A forma como você se apresenta pode influenciar nos resultados de uma entrevista de emprego


Apesar de estarmos em meio a uma pandemia causada pelo Coronavírus, a economia já deu sinais de retomada, e a expectativa é de que neste final de ano, o comércio abra mais de 3 mil vagas para contratações temporárias em Mato Grosso.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também demonstram que o número de contratações em setembro foi de 31.572 contra 26.316 desligamentos, ou seja, o mercado está contratando.

Para uma dessas vagas ser conquistada, é obvio que ter um excelente currículo com cursos e experiências na área, conta muitos pontos, mas sabia que a forma como o candidato se apresenta, também é avaliada pelos recrutadores?

Segundo estudos, um empregador toma a decisão em relação à contratação ou não de um candidato nos primeiros 90 segundos da entrevista. Neste pequeno espaço de tempo, a aparência do candidato e alguns poucos aspectos de seu comportamento são avaliados.

A diretora da Denia Consultoria, Denia Alexandrina, que atua há 40 anos com consultoria de imagem, lembra que o candidato precisa entender que existe o SER e o PARECER para haver um equilíbrio.

“O ser é a soma do currículo, experiências, valores, conhecimentos técnicos, cultural e social. Já o parecer é como o outro percebe você, o que a sua imagem reflete e comunica. Quando há uma junção do ser e do parecer – existe um perfeito encaixe, cujo resultado é que o candidato se torne o próximo funcionário efetivo”, afirma Denia.

“Descobrir o código de vestimenta da empresa (o chamado “dress code”) antes da entrevista é fundamental para se sair bem. E esse código varia enormemente em função da área de atuação do profissional”, explica Fernanda Fae, fashion marketing da Denia Consultoria.

Estela Fae de Barros, psicóloga e especialista em marketing, pontua a importância do candidato se conhecer e saber como escolher a roupa ideal, dentro do que lhe agrada. “Com a ajuda da consultoria de imagem, agregamos valor ao conteúdo da pessoa, para que ela transmita verdade. A aparência dissociada da essência não se sustenta, estar bem apresentado significa também alinhar a linguagem corporal, se mostrar empático ao cargo que pleiteia, afinidade com a área escolhida, e a aparência vem para emoldurar a verdade de cada um. A consultoria ajuda a retirar ruídos, excessos que se fundem entre o que usar no ambiente de trabalho e o que se usa na vida íntima”.

A equipe da Denia Consultoria lançou recentemente o curso: “Como me apresentar em uma entrevista de emprego?”

O curso foi preparado para profissionais que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho e possui dúvidas sobre a forma adequada como deve se apresentar na entrevista de emprego!


Para mais informações: @deniaconsultoria / [email protected]

Fonte: Stephanie Romero - Assessoria