Edição 2020 do Fórum de Bibliotecas Públicas será online


Evento gratuito promovido pela Secel ocorre nos dias 27, 28 e 29 de outubro

Com o tema Biblioteca e suas diversas áreas, o IV Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso reunirá especialistas e público online neste ano. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o encontro ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

Para receber o certificado de participação, os interessados devem se inscrever até 27 de outubro. Link da inscrição AQUI

Realizado desde 2017, o Fórum agrega debates, interações e contribuições para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Além disso, as discussões e aprendizados apresentados ajudam a nortear projetos de democratização do acesso ao livro e de fomento à leitura.

Dentre os especialistas convidados, estarão bibliotecários, historiadores, produtores culturais, escritores, doutores em literatura e filosofia, representantes da educação pública e do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). 

Nos três dias de evento serão abordados temas relevantes para atuação das bibliotecas, como políticas públicas, políticas sociais e biblioterapia. Confira a programação.

Terça-feira (27.10) – debates e interação “Políticas Sociais” 

Manhã
Convidados: Catia Lindemann (presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais) e Galeno Amorim (presidente do Observatório do Livro e da Leitura)
Mediação: Waldineia Ribeiro de Almeida

Tarde 
Convidados: Dandara Baçã J. Lima (bibliotecária e mestra em saúde coletiva) e Clovis Rezende Matos (criador e executor do Projeto Inclusão Literária) 
Mediação: Elienes Maria Moreira

Quarta-feira (28.10) - debates e interação “Biblioterapia”

Manhã
Convidados: Karin Vanelli (bibliotecária no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, psicanalista e facilitadora de biblioterapia) e Rosa Maria Ferreira dos Santos (Bibliotecária da Prefeitura de Rondonópolis e psicóloga clínica). 
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

Tarde
Convidados: Fernanda Martins M. S. Ribeiro (fisioterapeuta, terapeuta em Barras de Access e Emotional Freedon Techiniques) e Priscila Ramos B. de Andrade (graduada em Biblioteconomia e Ciências da informação, terapeuta holística)
Mediação: Helena Maria da Costa

Quinta-feira (29.10) – debates e interação “Políticas Públicas”

Manhã
Convidados: Cristian Brayner (doutor em literatura, mestre em Ciência da Informação, bibliotecário) e Fabio Cordeiro (presidente do conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região) 
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

Tarde
Convidados: Renata Costa (secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL), José Castilho (doutor em Filosofia e especialista em Edición Global) e Henrique Lopes Nascimento (professor e deputado estadual)
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

Fonte: Cida Rodrigues | Secel-MT