Botelho defende patrulha rural para municípios de MT


Indicações foram sugeridas ao governo do estado.

Os 141 municípios mato-grossenses poderão receber uma importante ajuda para reforçar a segurança pública. É que a Assembleia Legislativa aprovou indicações do presidente, deputado licenciado Eduardo Botelho (DEM), que solicita ao governo do estado a instalação de patrulha rural, modernizada, da Polícia Militar para atender as comunidades rurais.

Com isso, além de Cuiabá e Varzea Grande, os demais municípios deverão ser beneficiados. Botelho destaca a importância do pedido alertando sobre a falta de investimentos no setor, especialmente falta de estrutura e de efetivo para executar as atividades. Com isso, moradores das zonas rurais padecem com a falta de segurança.

Botelho cita a má condição de trabalho nas delegacias para o prosseguimento de investigações. “Faltam informações e dados integrados que permitam à polícia fazer um diagnóstico da situação da violência na zona rural do estado”, acrescenta.

Para ele, o investimento é necessário, uma vez que o problema de logística também contribui para o isolamento de muitas áreas, aliado ao efetivo defasado, deixando a zona rural vulnerável à ação de criminosos.

O parlamentar defende que as indicações atendem aos anseios das lideranças, que reforçam que a patrulha rural eficiente reduzirá os índices de criminalidade na zona rural, com ações preventivas e ostensivas, já que o trabalho policial manterá contato direto com os moradores dessas comunidades.

Fonte: ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho