Secretaria de Saúde notifica 13 municípios com classificação de risco muito alta para Covid-19

Documento encaminhado aos gestores municipais recomenda que sejam adotadas de forma imediata as medidas inclusas no Decreto nº 522, de 12 de junho de 2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), representada pelo secretário Gilberto Figueiredo, notificará 13 municípios de Mato Grosso que já estão com classificação de risco “muito alta” para a disseminação do coronavírus. Os indicadores, que servem de orientação para a tomada de decisão no âmbito municipal, foram divulgados em Boletim Informativo do Estado na última quinta-feira (18.06). 

As notificações têm o objetivo de reforçar as informações oficiais e recomendar aos gestores municipais a maior restrição da circulação local de pessoas, tendo em vista o avanço da contaminação pela Covid-19 no Estado.

“Hoje eu devo fazer notificações a alguns municípios da situação já muito preocupante que chegamos na tarde e noite de ontem, com os novos dados oficiais. Temos um crescimento substancial dos números registrados na Baixada Cuiabana e uma lista de municípios de outras regiões que já chegaram à classificação de risco muito alta”, declarou o secretário estadual de Saúde, durante coletiva virtual de imprensa desta sexta-feira (19). 

O documento oficial menciona que a SES “notifica os gestores quanto à situação emergencial instalada no âmbito da Saúde” dos referidos municípios, “recomendando que sejam adotadas de forma imediata as medidas constantes do Decreto nº 522, de 12 de junho de 2020, a fim de que tais medidas restritivas aumentem a efetividade do distanciamento social e reduza a velocidade de propagação da Covid-19”.

Dentre os municípios a serem notificados, estão: Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Fonte: Ana Lazarini | SES-MT